Indústria

Disney compra Fox e canais de esportes deixarão de existir no Brasil

Com o acordo, é esperado que a programação da Fox Sports migre para a ESPN dentro de um curto espaço de tempo

Disney compra Fox e canais de esportes deixarão de existir no Brasil

30 de agosto de 2018

2 minutos de Leitura

Anunciada em junho, a compra dos ativos de entretenimento da Twenty-First Century Fox por parte da Walt Disney por US$ 71.3 bilhões pode causar uma reviravolta significativa no mercado esportivo brasileiro. A negociação, aprovada pela justiça norte-americana, foi fechada com a condição da venda de 22 redes regionais de esportes da Fox.

Desta maneira, segundo apurou com exclusividade o site Notícias da TV, do UOL, a fusão fará com que a Fox e seus canais pagos acabem no Brasil dentro de um prazo de sete anos. Ainda de acordo com a publicação, se parte das operações da Fox deverão ser assumidas pela ESPN, acredita-se que a Fox Sports deixará de existir até mesmo antes do prazo estipulado. Portanto, torneios como a Libertadores poderão migrar para a nova plataforma de streaming da Disney.




Na negociação, a multinacional conhecida pelo Mickey Mouse não exercerá poder na programação dentro do mercado norte-americano, já que seria visto como monopólio e o acordo não poderia ir adiante. Sendo assim, apenas nos Estados Unidos a Fox manterá intacta sua operação. A reportagem destaca ainda que, entre as mudanças consideradas imediatas, estão algumas alterações de programações envolvendo a Fox Sports e a ESPN/ESPN Brasil. Há o temor que empregos sejam perdidos à exemplo do que ocorreu com a extinção do Esporte Interativo na Tv e migração para o digital.

Focando exclusivamente no âmbito esportivo, temos uma vitória considerável da Disney. A empresa, que já tinha em seu portfólio a ESPN e a plataforma de streaming BAMTech, ganhará força na Europa ao ter para si os direitos da Fórmula 1, Champions League, Premier League, Serie A italiana e Bundesliga. Já na América Latina, a Disney também terá os direitos da Champions League, e também da Copa Libertadores, Copa Sul-Americana e Fórmula 1 (com exceção do Brasil). Para o mercado brasileiro há ainda a transmissão da LaLiga.

Até onde se sabe, todo este estratégico movimento é fruto de duas novas plataformas streaming que serão lançadas pela Disney em breve. A primeira, com foco em entretenimento e rival da Netflix, já tem nome: Disney Play. A segunda, focada em esportes, ainda não se tem detalhes. Para o público brasileiro, a certeza de um novo investimento aos que desejam seguir acompanhando esporte por aqui.

Compartilhe