Atletas

Após campanha com Kaepernick, ações da Nike desvalorizam e usuários pedem boicote

Hashtags #BoycottNike e #JustBurnIt foram parar nos trending topics do Twitter

Após campanha com Kaepernick, ações da Nike desvalorizam e usuários pedem boicote

05 de setembro de 2018

2 minutos de Leitura

A Nike encontra-se no centro de uma polêmica após escolher Colin Kaepernick, ex-quarterback do San Francisco 49ers, como garoto-propaganda de sua campanha comemorativa dos 30 anos do slogan “Just Do It”. Ocorre que imediatamente após o atleta divulgar no Twitter sua participação na iniciativa, inúmeras criticas foram feitas à empresa, até mesmo com a criação de uma campanha que pede boicote aos produtos da norte-americana.

Em 2016, o então quarterback do  49ers se recusou a levantar durante o hino nacional em repúdio ao “tratamento que os negros recebiam nos EUA“, inspirando outros atletas da liga. À época, o presidente Donald Trump criticou os atletas que fazem manifestações durante a execução do hino, sugerindo boicote do público aos jogos da NFL e a demissão dos jogadores.

“Não vou me levantar para mostrar orgulho pela bandeira de um país que oprime as pessoas negras. Para mim, isso é mais importante que o futebol. Seria egoísta de minha parte olhar para outro lado. Há cadáveres nas ruas”, disse o atleta na ocasião.

Após o tweet, que já soma incríveis 800 mil compartilhamentos, as hashtags #BoycottNike e #JustBurnIt foram parar nos trending topics da rede social. Consumidores chegaram até mesmo a postar fotos e vídeos queimando tênis e outros produtos da Nike como forma de protesto pelo uso de Colin.

Resultado? As ações da Nike desvalorizaram 3% no pregão de terça-feira (4). Até a última sexta, a valorização dos papéis da empresa em 2018 era de 31%. Já o valor de mercado da companhia caiu US$ 3 bilhões. Por outro lado, segundo
um levantamento da Apex Marketing Group, nas primeiras 19 horas do anúncio, a marca já havia alcançado US$ 43 milhões em exposição de mídia. Das citações nas redes sociais, 44% eram positivas e 23% negativas.

Já o presidente Trump comentou o caso, atacando a mensagem da marca. “É uma mensagem terrível que eles estão enviando e não há razão para fazerem isso. Mas acho que, no que diz respeito ao envio de uma mensagem, acho que é uma mensagem terrível e uma mensagem que não deveria ser enviada. Não há razão para isso”, disse.

 Importante destacar que a campanha ganhou apoio de outros atletas patrocinados pelo swoosh, como LeBron James e Kevin Durant, que postaram a foto de Kaepernick em seus perfis no Instagram.

Compartilhe