Indústria

Coreias se unem em candidatura para os Jogos Olímpicos de 2032

Países afirmaram que participarão de competições internacionais com uma única bandeira

Coreias se unem em candidatura para os Jogos Olímpicos de 2032

20 de setembro de 2018

1 minutos de Leitura

O esporte será, mais uma vez, protagonista de um significativo passo de reaproximação entre Coreia do Sul e Coreia do Norte. Os países anunciaram ontem a candidatura conjunta para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2032.

Além da candidatura, os países afirmaram que participarão de competições internacionais com uma única bandeira. Neste caso, a iniciativa já valeria a partir dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.

Em fevereiro deste ano, durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, as Coreias já haviam dado indícios de união ao entrarem juntas na Cerimônia de Abertura do evento. Chung Gum, do hóquei no gelo e nascido no Norte, e Yunjong Won, do bobsled e nascido no Sul, entraram carregando a mesma bandeira, branca com o desenho da península que abriga os dois países. Em 2000, nos Jogos de Sydney, as duas Coreias já haviam desfilado juntas.

Em 1988, em Seul, os dois países cogitaram a realização em conjunto dos Jogos. No entanto, os governos não chegaram a um acordo em tempo hábil. Vale lembrar que até hoje a Coreia do Norte vive sob um regime comunista considerado um dos mais fechados do mundo.

Compartilhe