O Barcelona assinou um contrato de três anos com a líder da indústria farmacêutica chinesa Yunnan Baiyao. O acordo será válido somente para a China, Hong Kong, Macau e Taiwan. Pelo contrato, o gigante espanhol abrirá três novas escolinhas de futebol, conhecidas como “Barça Academy”, no Ásia, mais precisamente, na província de Yunnan, no sudoeste chinês, perto da fronteira com a Tailândia. As cidades escolhidas foram Lijiang, Kunming e Fuxian Lake.
Segundo o site do próprio clube, a Barça Academy “é o modelo de escola de futebol do FC Barcelona, destinada a meninos e meninas. Seu principal objetivo é a educação integral de seus alunos. Este tipo de escola de futebol foi exportado internacionalmente, com o objetivo de expandir a marca do Barça e ensinar ao resto do mundo sobre a filosofia e os valores do clube”.
O Barça detalhou que “as escolinhas trabalham por conta própria, sistema especial, baseado na metodologia do Barça desde as equipes jovens até a equipe principal, focando em um estilo de jogo criativo e ofensivo e no elemento indispensável do ensino de valores: respeito, humildade, esforço, ambição e trabalho em equipe, com resultados experimentados e testados”.
Com as novas academias, o Barcelona chegará a seis em solo chinês, fazendo do país o recordista de escolinhas do clube na região da Ásia-Pacífico, que já conta com 18 no total. Ao redor do mundo, são 49 espalhadas por cinco continentes e que impactam aproximadamente 45 mil crianças.