Indústria

Por maior fatia de Tv, dono do Leeds quer criar Premier League 2

Andrea Radrizzani acredita que atuais receitas não são suficientes para os clubes que jogam as divisões inferiores do futebol inglês

Por maior fatia de Tv, dono do Leeds quer criar Premier League 2

11 de outubro de 2018

2 minutos de Leitura

Andrea Radrizzani, proprietário do Leeds United e da Eleven Sports, grupo multinacional de canais de televisão esportivos, quer criar uma Premier League 2. Segundo ele, as receitas de televisão atuais não são suficientes para os clubes que jogam as divisões inferiores do futebol inglês, como o dele, que atualmente está na segundona do país.

Radrizzani embasa o cenário com a seguinte situação: na última temporada, o Leeds teve metade de seus jogos transmitidos ao vivo na televisão pela EFL Championship e o faturamento ficou em £ 7.5 milhões. Como comparativo, os clubes da elite embolsam cerca de £ 90 milhões em uma temporada.

“Há uma grande lacuna entre os clubes que jogam a Premier League e os que não jogam. Este modelo e o pouco dinheiro que se gera com direitos de TV, divididos entre 72 clubes, talvez precisem ser reconsiderados e substituídos por algo que possa ser mais sustentável”, destacou o executivo.

Se o £ 1.6 bilhão de ganhos com receitas de televisão da Premier League são distribuídos de maneira democrática entre os 20 participantes, nos demais escalões, além do montante ser muito menor, ele é dividido entre 72 clubes (segunda, terceira e quarta divisões).

“Acho que os outros presidentes adorariam abrir uma conversa. Temos que fazer algo para mudar para que não tenhamos uma crise a cada dois anos e sejamos testemunhas de clubes que vão à falência ou precisam mudar de dono”, completou Radrizzani.

Compartilhe