Indústria

LaLiga registra aumento de público na atual temporada

Cerca de 4 milhões de torcedores marcaram presença nos estádios do país

LaLiga registra aumento de público na atual temporada

13 de novembro de 2018

2 minutos de Leitura

Após doze rodadas e liderança do FC Barcelona, a LaLiga registrou aumento de público nesta temporada. No período que compreende o primeiro trimestre de 2018/2019, os jogos tiveram um incremento de 10% no número de torcedores. Pela primeira vez em sua história, aproximadamente 4 milhões de torcedores marcaram presença nos estádios neste primeiro período de Campeonato Espanhol.

No TOP5 de público, a liderança é do gigante catalão com média de 77.6 mil espectadores por partida. Os rivais de Madrid aparecem em seguida, com Real Madrid (64.2 mil) e Atlético (56 mil), respectivamente. Real Betis Balompié (47.2 mil) e Athletic Bilbao (41.1 mil) fecham as cinco primeiras posições.

No geral, a elite espanhola mantém média de pouco mais de 28.2 mil torcedores por partida. Para efeito comparativo, neste momento, o Brasileirão registra 18.5 mil espectadores por partida.

Paralelo ao crescimento, a LaLiga tenta também ganhar novos fãs pelo mundo. Desde agosto, a liga luta contra a insatisfação de atletas, e rejeição da UEFA e FIFA, além da própria Federação Espanhola (RFEF), para levar partidas do espanhol para outros mercados, como os Estados Unidos. A estreia seria já em janeiro de 2019 com a partida entre Barcelona e Girona. Há inclusive um abaixo-assinado para fazer com que os envolvidos mudem de ideia e o projeto vá adiante.

Compartilhe