Indústria

Por “compromissos comerciais”, Allianz Parque é substituída por Arena Corinthians na Copa América

Decisão da WTorre surpreendeu Conmebol que já contava com a casa palmeirense no torneio

24 nov, 2018

Mudança na Copa América 2019: sai Allianz Parque, entre Arena Corinthians.  A Conmebol anunciou ontem (23) que o estádio do Corinthians será uma das sedes paulistas do torneio, ao lado do Morumbi, devido a problemas comerciais com a casa Palmeiras

“A troca de estádio foi decidida em comum acordo pelas partes, em função de compromissos comerciais assumidos pela gestão da Arena Palmeiras com parceiros e patrocinadores que não puderam ser conciliados com a organização da CONMEBOL Copa América Brasil 2019”, informou em comunicado a entidade sul-americana. Em seu site oficial, Conmebol ainda afirma que a arena corintiana já sediou partidas da Copa do Mundo, foi utilizado durante os Jogos Olímpicos 2016 e as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

Nos bastidores, porém, sabe-se que uma questão envolvendo patrocinadores travou a utilização do Allianz Parques. O UOL Esporte apurou que a WTorre, responsável pela arena, não aceitou ser “envelopada” com as marcas parceiras da Conmebol e da competição. Trata-se de um modelo muito semelhante ao praticado por FIFA e UEFA quando “assumem” os estádios durante períodos de suas competições. Desta maneira, os acordos do dono da casa são automaticamente “escondidos”.

A 46ª edição da Copa América ocorrerá entre os dias 14 de junho e 07 de julho. Além de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, Japão e Catar participarão como convidados.

As sedes serão o Mineirão, em Belo Horizonte (MG), a Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), o Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), a Fonte Nova, em Salvador (BA) e Arena Corinthians e Morumbi, em São Paulo, com a capital paulista sendo a única com dois estádios na competição. A abertura será na casa do São Paulo e a final, no Maracanã.