Indústria

UEFA e gigantes da Europa descartam criação de um novo torneio

Partes afirmaram que seguirão caminhando lado a lado e que não haverá nenhuma outra competição

UEFA e gigantes da Europa descartam criação de um novo torneio

20 de novembro de 2018

2 minutos de Leitura

Nada feito. Como era esperado, gigantes da Europa e a UEFA descartaram a possibilidade de criação de uma Super Liga. A informação surge cerca de duas semanas após uma reportagem da revista alemã “Der Spiegel” ter vazado documentos pela plataforma “Football Leaks“, que confirmaram a reunião entre diversas equipes do continente para o projeto de um novo torneio virar realidade em 2021.

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, e Andrea Agnelli, presidente da Juventus e também da Associação Europeia de Clubes (ECA), afirmaram que seguirão caminhando lado a lado e que não haverá nenhuma outra competição além das que já existem no continente. Uma clara vitória da entidade suíça e dos seus torneios.

“A criação de uma Super Liga está fora de qualquer debate. Quase ninguém discutiu isso em 2018 e, no futuro, também não organizarei nenhuma competição privada e secreta”, disse Aleksander Ceferin, após uma coletiva de imprensa organizada em Bruxelas.

Leia também: UEFA estuda criar terceiro torneio em 2021

“Somos felizes como somos. Não houve conversas sobre a Super Liga em 2018. Aliás, não há conversas sobre a Super Liga desde 2015. Com a Uefa, temos todos os elementos para trabalhar felizes juntos”, completou Agnelli.

Leia também: Uefa quer Champions League nos finais de semana

Pelo que foi apurado, 16 clubes encabeçavam o projeto. Onze deles eram considerados os “fundadores” e, por este motivo, não poderiam ser rebaixados por um período de 20 anos. São eles: Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Juventus, Chelsea, Arsenal, Paris Saint-Germain, Manchester City, Liverpool, Milan e Bayern de Munique. Já Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Olympique de Marselha, Inter de Milão e Roma seriam os convidados.

Segundo a Der Spiegel, a previsibilidade das ligas nacionais (Alemanha e Itália, principalmente) motivou a iniciativa das equipes. Para eles, até mesmo a Champions League, que tem o Real Madrid como campeão das últimas três temporadas, estaria seguindo o mesmo caminho.

Compartilhe