Após uma polêmica campanha que cutucou a Globo e torcedores de outros clubes do país, o Atlético-PR (no caso, Athletico) lançou na noite de ontem sua nova identidade visual, que contempla alterações na grafia do clube, no uniforme e escudo. As mudanças não poderão ser vistas nesta noite, quando o Furacão entra em campo para a decisão da Sul-Americana contra o Junior Barranquilla.
Para não parecer uma ruptura completa, o Atlético-PR trouxe de volta a letra “H” para o nome. Segundo o presidente Mario Celso Petraglia, a intenção é resgatar o passado. Desta maneira, como em sua fundação em 1924, temos agora o Club Athletico Paranaense.
“Dentro da nossa nova identidade, a nossa proposta também é resgatar o passado. Começamos com Club Athletico. Temos também que assumir que o Atlético é o Atlético Mineiro. Queremos resgatar o nosso nome de registro, na nossa caminhada mudamos, mas não há nenhum registro dessa mudança”, afirmou Petraglia, em declaração reproduzida pela jornalista Monique Silva para o Globoesporte.com.
O responsável pela mudança foi Giovanni Vannucchi, representante do Brasil no Cannes Lion deste ano e fundador da fundador da Oz Design, agência contratada para criar o rebrand. Segundo ele, o processo contemplou uma série de pesquisas durante mais de nove meses até chegar ao resultado final.
Em seguida, a Umbro, fornecedora de material esportivo do Furacão, tratou de apresentar os novos modelos fruto desta nova era. No principal, originalmente vermelho com listras pretas verticais, passará a ter quatro linhas diagonais na parte inferior. Além disso, o tom avermelhado ficou mais claro. A de número 2 é predominantemente branca, com detalhes em vermelho e preto.
Por fim, o agora Club Athletico Paranaense, também apresentou o seu novo mascote, batizado de “Família Furacão“.