Patrocínio

Com IBM, Corinthians explorará inteligência artificial na Arena

Parceria será válida por dez anos e potencializará o relacionamento do clube com seus torcedores

21 dez, 2018

O Corinthians oficializou hoje uma parceria de 10 anos com a IBM Brasil para uma “reinvenção digital que visa modernizar a tecnologia por trás da Arena”. Fruto do acordo, a empresa irá implementar um sistema de inteligência artificial para potencializar o atendimento ao torcedor. Batizado de Watson, o projeto de IA da IBM será usado para responder a perguntas dos torcedores e atuará também na venda de produtos do Timão.

Além disso, o Corinthians será capaz de prover insights para o técnico e seus auxiliares e transformar a experiência dos que frequentam o seu estádio. A IBM gerenciará sistemas legados, que serão atualizados e aprimorados, como as catracas de acesso atuais (que serão adequadas aos padrões da FIFA), assim como o gerenciamento de seu programa de fidelidade e a venda de ingressos.

A empresa renovará todo o data center da Arena e fornecerá 2 mil telas para monitorar e informar os torcedores. Em alguns setores serão implementadas entradas com sistema de biometria.

“O Corinthians pretende utilizar todo o potencial da Inteligência Artificial para redefinir a maneira como vivenciamos o futebol através de sua reinvenção digital”, disse o presidente da IBM Brasil, Tonny Martins. “O clube tem sido pioneiro e inovador para melhorar a experiência, conforto, conectividade, engajamento e comunicação de seus fãs nos jogos, além de expandir suas oportunidades de negócios e parcerias. Estamos empolgados em ser o parceiro escolhido na liderança de uma nova era de experiência do futebol através de IA, nuvem, impulsionando a transformação digital no ambiente esportivo brasileiro”, completou.

“Estamos convencidos dos benefícios que um parceiro global como a IBM poderá trazer ao Corinthians em geral e a Arena em particular, fazendo da convergência tecnológica e da inteligência artificial a chave de uma nova era de possibilidades para a Fiel, melhorando a experiência de cada torcedor do Timão dentro e fora do match day. Haverá uma forma de torcer antes e outra depois da implementação desse contrato que possibilitará ao fã maneiras inéditas de imersão no clube mais amado do Brasil. Tudo mudará e a paixão que sempre é a mesma, encontrará novas formas de expressão a partir de hoje”, detalhou Luis Paulo Rosenberg, diretor de Marketing do clube.

Como o acordo contemplará o “Fiel Torcedor”, a ideia do Corinthians é dobrar os atuais 115 mil sócios cadastrados dentro de um prazo de 18 meses. Para tal, o clube buscará ampliar sua rede de parceiros a partir de novos contratos firmados.