Indústria

Em parceria com SporTV, TV para surdos lança programa de futebol

TV INES terá grandes nomes do futebol assumindo o papel de comentaristas

Em parceria com SporTV, TV para surdos lança programa de futebol

05 de dezembro de 2018

3 minutos de Leitura

A partir da próxima sexta-feira (7), às 11h, a TV Ines, emissora oficial do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), trará o Mão na bola, um programa produzido em parceria com o SporTV.

Direcionada à comunidade surda, a nova atração vai exibir os gols do Campeonato Brasileiro e será apresentada por Heveraldo Ferreira e Rafaela Vale, ambos surdos. Com narração em libras (a linguagem brasileira de sinais) e legendas, o programa terá ex-jogadores no posto de comentaristas. São eles: Júnior, Roberto Dinamite, Donizete, Edinho, Casagrande, Roger, Petkovic, além dos técnicos Carlos Alberto Parreira, Jorginho e Valdir Espinosa.

Ao todo, serão 20 episódios semanais, durante os quais os convidados vão escolher seu gol preferido. Entre os temas confirmados, estão: golaço, gol de tabela, gol de pênalti, gol de cabeça, gol de oportunidade, gol de zagueiro, gol de falta e gol de lateral. No primeiro episódio, o convidado será o técnico Jorginho, para apresentar a seleção Gols de bola parada.

“Estamos muito orgulhosos dessa parceria. O objetivo da TV Ines com esse projeto é tornar próximo e possível o contato da comunidade surda com o futebol brasileiro. Aqui, o surdo é o protagonista. Não temos uma pequena janela de libras na tela – metade da tela pertence a quem realmente precisa entender aquilo que está sendo transmitido, seja um filme, um noticiário e uma partida de futebol. Queremos que as transmissões dos jogos cheguem para esse público de forma didática. Dessa forma, eles conseguirão ter acesso às técnicas e especificidades do futebol. Para nós é um orgulho colocar esse programa no ar”,  destaca o diretor de produção e programação da TV Ines, Claudio Jardim.

“A parceria surge com o objetivo de levar o nosso conteúdo para os diferentes públicos, de maneira customizada, de acordo com a demanda do consumidor final”, explica. “Através do esporte e com o auxílio da TV Ines, a iniciativa contribui para a inclusão de pessoas surdas, sendo possível aproximá-las de uma das maiores paixões nacionais, o futebol. A iniciativa faz parte das ações de impacto positivo promovidas pelas marcas esportivas da Globosat, que têm como objetivo fomentar o esporte, promover o respeito e incluir minorias”, afirmou diretora de marketing e produto dos canais esportivos da GloboSat, Bianca Maksud.

Criada em abril de 2013, a TV Ines prioriza libras e conta com legendas e locução em todos os seus conteúdos, o que a torna única na proposta de integrar os públicos surdo e ouvinte numa grade de programação bilíngue, já que libras não é a simples gestualização da língua portuguesa e tem gramática, sintaxe e léxico próprios.

Compartilhe