Indústria

Entrevista com Jeremy Dale, CEO da Otro

Objetivo da novidade é que os maiores astros do futebol gerem conteúdos exclusivos e participem de experiências com os torcedores

Entrevista com Jeremy Dale, CEO da Otro

04 de dezembro de 2018

9 minutos de Leitura

O mundo da bola estremeceu na noite domingo (2) com o lançamento da ‘Otro‘, considerada a maior plataforma de mídia on-line do mundo do futebol. O projeto reunirá num único local craques da bola e do engajamento nas redes.

Idealizada pela inglesa Our Star Club, o objetivo da novidade é que os maiores astros do futebol gerem conteúdos exclusivos e participem de experiências com os torcedores. E é neste segundo pilar que a empresa apostará para se diferenciar das demais. A palavra “Otro” (outro, em espanhol) buscará ser o “outro time” do fã, o que justifica a utilização da palavra. Em dois dias, aproximadamente 230 mil pessoas se uniram à novidade. O lançamento foi possivel graças ao investimento de 50 milhões de libras feito pela 23 Capital, que fornece financiamento e soluções nos setores de esportes, música e entretenimento.

Em entrevista exclusiva para o portal SportsPro (versão em inglês), o profissional detalhou os planos da ‘Otro’, como buscará monetizar por meio da plataforma, a presença de conteúdo patrocinado, o processo de escolha dos embaixadores, entre outros assuntos.

Qual é a história por trás do OTRO? O que te trouxe até este ponto?

Tem sido uma ideia que está acontecendo há dois ou três anos. Houve alguns caras envolvidos desde cedo, incluindo Stephen Duval, Jonny Nye e Simon Oliveira. Eu cheguei há 18 meses.

Sete ou oito meses atrás, éramos três pessoas sentadas no escritório de um amigo e agora somos uma organização de 80 pessoas, onde construímos a plataforma de tecnologia que funciona tanto em PCs quanto em aplicativos para dispositivos móveis. Contamos com uma carga de conteúdo, equipes de marketing e finanças, e estamos lançando a plataforma em nove idiomas e 200 países do mundo. Portanto, é um projeto bastante ambicioso e audacioso, mas é algo que nos deixa muito empolgados já que achamos que é o que os fãs de futebol querem.

Onde você vê a lacuna no mercado?

Há bilhões de pessoas no planeta que amam o futebol e há bilhões de pessoas que amam seus heróis da modalidades. As pessoas vêem o que os jogadores fazem em cerca de 20 diferentes ângulos de câmera enquanto estão em campo, mas não sabem quem são como pessoas. Então, o que queremos mostrar é o outro lado da vida desses esportistas.

‘Otro’ sinigifca “outro”, e este é o seu “outro clube”. Eles podem jogar pelo Paris Saint-Germain, Manchester City ou Barcelona ou qualquer outra equipe que você queira conversar, mas esse é o outro clube deles. Eles se juntaram para criar este clube para seus fãs, e é um lugar onde eles mostram o outro lado.

Obviamente, agora estamos em um mundo digital, é muito mais fácil manter contato e ver a história completa, mas não achamos que alguém realmente tenha investido o dinheiro para poder contar as histórias dos jogadores da maneira que nós contaremos.

Então, quando olhamos para o mercado, alguns dos outros concorrentes se concentram mais nos clubes, enquanto nos concentramos nos principais jogadores do mundo e contamos a história deles. Nós achamos que teremos sucesso onde outros talvez não tenham, devido à nossa escala. Temos muito conteúdo porque temos muitos jogadores. Temos a escala dos seguidores de mídia social que esses jogadores têm, porque juntos são quase um bilhão de pessoas que os seguem. Além disso, temos a escala dos parceiros de produção que trabalham conosco para criar conteúdo interessante e envolvente, o que realmente dá vida à ele.

 

Como você pretende monetizar a plataforma? Haverá algum conteúdo de marca? Você acha que pode até vender parte do seu conteúdo para as emissoras?

Haverá algumas marcas na plataforma. Conversamos com várias empresas que demonstraram interesse em patrocinar alguns de nossos formatos de exibição, mas a assinatura é o carro-chefe. Oportunidades comerciais existem, mas estamos realmente criando esse modelo de conteúdo baseado em assinatura.

Como você planeja levar as pessoas para a plataforma?

Quando você tem um conjunto de jogadores com 850 milhões de seguidores nas redes sociais, não achamos que vamos nos esforçar para chamar a atenção para essa proposta. Eles são muito apaixonados pelo projeto, eles são apaixonados por este clube que estamos criando juntos, então eles vão apoiar e garantir que seus membros e fãs o conheçam.

Nós faremos algumas iniciativas de marketing, mas honestamente, nós temos o poder dos jogadores, e nas primeiras semanas eles vão convidar seus fãs para participar da ‘Otro’.

Por quais razões conseguiu atrair um time tão cheio de estrelas?

O que me impressionou foi que havia tantas razões diferentes para que eles se envolvessem. Eles querem se envolver porque acham que foi um projeto divertido e poderão se envolver mais profundamente com seus fãs. Alguns deles têm centenas de horas de vídeo marcando centenas de gols, mas há muito pouco do que eles são como pessoas. Alguns deles têm histórias apaixonadas que querem contar, têm opiniões fortes sobre o futebol, sobre o mundo, carreira e o papel que desejam desempenhar. Por isso, foi muito interessante ver todas as motivações diferentes e como eles têm uma história para contar que está no centro de tudo.

Quem você descreveria como seu público-alvo? É a nova geração de fãs de futebol ou apenas fãs de futebol em geral?

Quando fizemos nossa pesquisa, achamos que 75% dos fãs estarão na faixa etária dos 18 aos 34 anos e 75% dos fãs serão do sexo masculino. Na verdade, achamos que isso vai se expandir além desses limites, e teremos uma base de membros mais equilibrada, bem como uma faixa etária mais ampla, por causa do tipo de conteúdo que queremos produzir, que é muito amplo.

Por isso, acho que começaremos com a geração mais jovem, mais experiente e familiarizada com as mídias sociais, mas achamos que ela será ampliada rapidamente à medida que as pessoas começarem a buscar essas experiências.

Você está confiante de que terá conteúdo suficiente no lançamento e no futuro para atender às demandas de uma base de fãs?

Estamos muito confiantes – sabemos que vamos aprender enquanto divulgamos o conteúdo. Uma das coisas que mais me anima é a qualidade do nosso sistema de análise, para poder ver quais são os conteúdos que os fãs mais apreciam e onde eles estão se envolvendo. Vamos usar todas essas informações para melhorar o tipo de conteúdo que estamos criando.

Você diria que esta plataforma é um pouco como uma Netflix para o futebol na forma como abrigará diferentes tipos de conteúdo?

Será semelhante a isso. Primeiro você tem experiências emblemáticas que nunca esperaria ver dos jogadores de futebol. Depois, há conteúdo premium que é um formato bem comissionado e bem executado. Temos equipes de filmagem regionais em todas as principais cidades do futebol da Europa filmando jogadores e criando conteúdo com eles semanalmente.

O que estamos tentando ter certeza de que estamos falando em nossa plataforma é porque é pelos jogadores para os fãs, é um acesso sem precedentes, porque esta é a plataforma deles, este é o clube deles, e é uma visão autêntica, natural, não filtrada, e é isso que estamos dando a eles: uma maneira única de contar suas histórias.

Há algum desafio que você imagina ter que superar?

Sim, em como vamos lidar com todas as pessoas que chegam à plataforma e querem experimentar isso? Brincadeiras à parte, isso tem sido uma consideração real para nós. Eles têm milhões de seguidores nas redes sociais, por isso, quando anunciamos isso e colocamos o vídeo de lançamento na Internet, quantas pessoas vão conferir nosso site nos primeiros dias? Serão centenas de milhões. Por isso, garantimos que temos toda essa capacidade e nos certificamos de que podemos criar uma ótima experiência para pessoas de todo o mundo que desejam vir e ser nossos membros.

Também passamos muito tempo trabalhando em como gerenciamos todos os diferentes idiomas, mas achamos que encontramos uma ótima maneira de fazer isso, obtendo um bom equilíbrio em termos de torná-lo muito visual, permitindo que os jogadores realmente comuniquem-se com seus fãs em todo o mundo.

Quanto tempo você acha que será antes de começar a ver um retorno real do seu investimento?

A realidade é que, como você poderá dizer a partir do aplicativo e do conteúdo que produzimos, investimos significativamente para criar uma ótima experiência e também criar um ótimo conteúdo. Mas não nos leva a converter muitos dos bilhões de seguidores em mídias sociais que esses players têm para conseguir chegar a um ponto em que é um negócio lucrativo.

Então, enquanto nós estaremos observando os números, a coisa mais importante para nós – e nosso alvo inicial – é que estamos entregando uma grande experiência que está perguntando: nossos usuários estão felizes? E se pudermos ter certeza de que estamos oferecendo uma ótima experiência em que eles amam o conteúdo e continuarão voltando, os números cuidarão de si mesmos.

Onde você gostaria de ver OTRO daqui a dois ou três anos?

Eu adoraria ver a ‘Otro’ sendo amada por fãs de futebol em todo o mundo, e é o tipo de plataforma que, quando alguém acorda de manhã ou chega em casa do trabalho à noite, verifica diariamente para ver que novos vídeos ou conteúdo ou competições nós colocamos no ar.

Sabemos que a qualidade do conteúdo será fundamental para nós. Parte da nossa cultura é a inovação, por isso sabemos que temos de inovar constantemente e não podemos continuar a publicar o mesmo tipo de conteúdo o tempo todo, por isso pensamos que a nossa velocidade para inovar será um componente essencial disso, e é nisso que trabalhamos. O que eu adoro nesse processo é que, sempre que visitamos os jogadores com novas ideias sobre inovação, eles abraçam o conceito.

Compartilhe