Indústria

FC Barcelona terá centro de produção para assumir 100% do seu conteúdo

Barça Studios será responsável pela criação, produção e distribuição de todo o material audiovisual do clube

FC Barcelona terá centro de produção para assumir 100% do seu conteúdo

17 de janeiro de 2019

2 minutos de Leitura

Tendência entre os gigantes da Europa, o Barcelona lançará em breve o seu próprio centro de produção de conteúdo visando uma ampla reformulação do atual trabalho, principalmente o feito pela Barça TV, seu canal oficial no YouTube.

Batizada de Barça Studios, o local será responsável pela criação, produção e distribuição de todo o material audiovisual do clube a partir do próximo mês de julho. Com a novidade, o Barcelona assumirá 100% da responsabilidade do conteúdo disponibilizado, algo hoje que fica nas mãos da Telefonica, cujo contrato expira em junho. A empresa espanhola assumiu a gestão da Barça TV da Mediapro há quatro anos.

“Está em fase de desenvolvimento, mas é um novo projeto estratégico de produção, criação e distribuição de todos os audiovisuais relacionados com o clube, incluindo o Barça TV”, afirmou um porta-voz culé. “É normal termos uma ferramenta muito poderosa para prestar serviços e, também, gerar uma nova área de negócios com a exploração do nosso conteúdo audiovisual”, completou.

Ouça o MKTEsportivoCast, o seu podcast oficial de marketing esportivo

A Barça Studios terá um grande desafio pela frente após as plataformas digitais do clube terem gerado mais de um bilhão de interações em 2018. Além disso, o Barcelona é o líder de inscritos no YouTube com quase 6 milhões de inscritos. Esta base de usuários reverteu em 271 milhões de visualizações em 2018.

Na Europa, o grande destaque em produção de conteúdo próprio é o Bayern de Munique, que lançou a FCB Digital & Media Lab em maio do ano passado. À época, o MKTEsportivo detalhou o projeto da FC Bayern Digital 4.0.

Por fim, o Barcelona produzirá uma série documental de bastidores, sem adotar a linha de Manchester City e Boca Juniors que fecharam com Amazon e Netflix, respectivamente. O time preferiu se unir à empresa de investimentos Kosmos, do zagueiro Piqué.

Compartilhe