Indústria

FIFA cogita Emirados Árabes para dividir Copa do Mundo de 2022 com Qatar

Entidade quer aumentar o número de seleções no Mundial de 32 para 48 já na próxima edição

FIFA cogita Emirados Árabes para dividir Copa do Mundo de 2022 com Qatar

28 de janeiro de 2019

2 minutos de Leitura

O Qatar poderá receber a companhia dos Emirados Árabes para receber a Copa do Mundo de 2022. Para tal, o país árabe espera resolver a situação política com o país vizinho e torce para que a FIFA decida antecipar a ideia de ter 48 seleções disputando o torneio.

A Reuters destaca que se trata de uma espécie de resposta do ministro dos esportes do país, Mohammed Khalfan al-Romaithi, a uma afirmação de Gianni Infantino, presidente da Fifa. O mandatário quer aumentar o número de seleções no Mundial de 32 para 48 já em 2022 e acredita que, para isso, poderia levar alguns jogos para países vizinhos.

Vale lembrar que, atualmente, a opção pelos Emirados Árabes Unidos esbarraria na tensa situação política entre o país e o Qatar. Ao lado de Arábia Saudita, Bahrein e Egito, o país acusa o Qatar de apoio ao terrorismo e participam de um boicote comercial conjunto.

“Acho que o jeito certo é resolver o problema e trazer de volta os relacionamentos, sermos irmãos de novo como éramos. Se o relacionamento voltar ao normal e todos os problemas forem resolvidos, ficaremos mais do que felizes em ajudar os qatarianos e receber um ou dois grupos do Mundial”, disse al-Romaithi.

Por enquanto, a Fifa ainda não decidiu se adiantará o aumento do número de participantes já para 2022. O planejamento inicial contempla apenas as edições após 2026. Trata-se, portanto, de uma situação hipotética.

Compartilhe