Indústria

Santos usará inteligência artificial para mapear perfil do torcedor na internet

A pesquisa será realizada em parceria com a KonnecTo, uma startup de tecnologia com sede em Israel

Santos usará inteligência artificial para mapear perfil do torcedor na internet

24 de janeiro de 2019

2 minutos de Leitura

Tendência absoluta para este ano, a inteligência artificial ajudará o Santos FC a conhecer melhor o seu torcedor. Para tal, o clube praiano lançou a pesquisa Raio X Alvinegro, que visa atualizar e aprofundar o entendimento sobre como o santista se relaciona com o clube. Entre as respostas obtidas, o Santos poderá saber, por exemplo, as marcas mais respeitadas pelos torcedores e os melhores canais para compra de ingressos.

De acordo com o clube, trata-se de algo pioneiro no Brasil e segue uma metodologia já aplicada pelo Arsenal, da Inglaterra. Por lá, os gunners buscam compreender melhor sua torcida, criar experiências que potencializam o envolvimento com o time, além de identificar potenciais patrocinadores.

“Os clubes precisam tornar mais técnico o conhecimento do perfil de seus torcedores para aprimorar serviços, comunicação e produtos para eles. Além de com tais dados poder desenvolver de forma mais precisa sua plataforma comercial.”, disse Marcelo Frazão, Executivo de Marketing e Comunicação do Santos FC.

A pesquisa será realizada em parceria com a KonnecTo, uma startup de tecnologia com sede em Israel que será responsável por conduzir todo processo por sua plataforma de inteligência artificial via internet. Os torcedores responderão a um questionário inicial e depois precisam concordaram em compartilhar algumas informações das suas redes sociais com a KonnecTo.

“Esse compartilhamento é feito de forma totalmente transparente e segura para o torcedor, aonde ele decide qual tipo de informação quer compartilhar conosco“, destacou Paulo Prado, diretor da KonnecTo no Brasil. Neste mesmo modelo aplicado com o Santos, a KonnecTo já atendeu empresas como Coca-Cola, Unilever e Carlsberg.

Para motivar o santista a contribuir com o clube, o Santos destaca que todos os participantes ganharão um cupom de desconto de 10% na Santos Store e concorrerão a duas camisas oficiais autografadas pelo técnico Jorge Sampaoli.

Compartilhe