Uncategorized

Facebook perde exclusividade da Libertadores e Fox Sports aumentará direitos

Decisão partiu da Conmebol após receber inúmeras críticas de torcedores que consumiram o streaming

Facebook perde exclusividade da Libertadores e Fox Sports aumentará direitos

25 de março de 2019

3 minutos de Leitura

Os jogos de quinta-feira da CONMEBOL Libertadores não serão mais de exclusividade do Facebook. Em uma decisão tomada pela entidade sul-americana, por questões técnicas e de publicidade, a rede social dividirá com o Fox Sports as 27 partidas que havia adquirido. Quem garante o negócio é o portal UOL.




Como destacamos em janeiro, Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e Athletico como foram liberados para oferecer os jogos ao vivo em suas páginas no Facebook. A parceria também inclui os resumos e destaques das partidas, além de diversos conteúdos digitais. No mesmo mês, Facebook e Fox anunciaram um acordo que veria o canal destinar seu profissionais para as transmissões, mas não englobava deter os duelos.

Durante este curto período, apenas Cruzeiro e o Athletico puderam explorar a liberação. No entanto, por problemas de delay, travamento e má qualidade da imagem, choveram críticas ao modelo de transmissão, o que motivou a decisão unilateral da Conmebol de encerrar a exclusividade. Por conta da quebra contratual, a entidade pagará ao Facebook uma compensação financeira.

Para que a ampliação do pacote de jogos da Fox Sports seja oficializada, restam apenas trâmites burocráticos, que devem ser resolvidos ainda esta semana. De contrato renovado até 2023 para oferecer o torneio sul-americano em sua grade, a Fox possui 128 jogos ao vivo por temporada para a América Latina, com 67 para os assinantes no Brasil. Os mesmos possuem cobertura pré e pós por meio de programas como “Central Fox”, “Fox Sports Rádio”, “Expediente Futebol”, “Bom Dia” e “Boa Tarde Fox”.

O UOL Esporte destacou uma nota do diretor de parcerias em esportes para a América Latina do Facebook, Leonardo Lenz Cesar. Confira:

O futebol é o esporte mais seguido no Facebook, com mais de 400 milhões de torcedores na plataforma. O comportamento do consumidor está mudando, esses fãs estão assistindo e interagindo com o esporte de novas maneiras em vários dispositivos e plataformas.

Por meio da nossa parceria com a CONMEBOL, nós temos os direitos exclusivos de transmissão dos jogos das quintas-feiras da Libertadores até 2022.

Estamos felizes com a colaboração com a CONMEBOL, que tem possibilitado a milhões de fãs em toda a região assistir aos jogos gratuitamente no Facebook Watch. E, embora mudanças possam gerar alguma resistência, somos encorajados não apenas pelo número de pessoas assistindo à Libertadores no Facebook Watch – mas pela forma como os torcedores estão se reunindo em nossa plataforma para interagir uns com os outros e participar das transmissões.

Seguiremos ouvindo o feedback dos fãs e trabalhando de perto com a CONMEBOL para oferecer uma experiência de assistir aos jogos altamente interativa e social no Facebook Watch. Continuaremos também a explorar novas formas de aumentar o número de pessoas que têm acesso a esse esporte.

Compartilhe