Redes Sociais

wfiuhefijvbe ojefvnojegfnvepg fjevgpinbgw

Manchester City mostra o posicionamento ideal nas redes sociais ao equilibrar informação e lado 'torcedor'

wfiuhefijvbe ojefvnojegfnvepg fjevgpinbgw

02 de maio de 2019

2 minutos de Leitura

Eduardo Esteves
Eduardo Esteves
Fundador do MKTEsportivo

Há um eterno debate sobre qual o tom que se deve utilizar nas redes sociais quando se trata de um clube de futebol. No caso dos europeus, onde o alcance e o engajamento muitas vezes são maiores, há uma preocupação estratégica já que o perfil muitas vezes é a porta de entrada para determinados mercados. Portanto, há a necessidade de ter uma postura representativa. Por outro lado, há quem acredite que este não seja um espaço para seriedade, especialmente durante os jogos. O Manchester City parece compartilhar desta visão.




Na recente vitória dos Citizens sobre o Tottenham por um impressionante 4 x 3, que culminou com a passagem dos Spurs para a semifinal da Champions League, a atuação mais decisiva foi a do VAR . O gol de Sterling, marcado aos 49 minutos do segundo tempo e que seria o da classificação do City, foi anulado corretamente. A arbitragem viu que Agüero estava ligeiramente impedido na origem da jogada e interrompeu o êxtase que tomou conta do estádio. Certamente um dos momentos mais importantes da utilização da tecnologia no futebol. No Twitter do clube, a reação foi imediata.

Um tweet publicado pelo Manchester City logo em seguida alcançou a expressiva marca de 350 mil engajamentos (entre compartilhamentos e curtidas), além de mais de 12 mil comentários. Nele, figuravam diversas letras digitadas de maneira aleatória que mais parecia que o social media do clube havia batido com o teclado na cabeça e publicado ferozmente.

Naturalmente, a publicação de algo tão incoerente não foi planejada, mas por carregar o sentimento de cada torcedor do City naquele momento, o sucesso foi imediato.

É muito sobre capturar o humor do momento e reverter em conteúdo viral.

Sim, caro leitor, o futebol é um esporte, mas na maior parte do tempo é visto e consumido como uma plataforma de entretenimento. Saber utilizar o humor, sem deixar de lado o compromisso com a informação, é o que tem feito de muitos clubes (inclusive do Brasil) um case de sucesso nas redes sociais.

Compartilhe