Indústria

Estudo aponta NBA como a liga esportiva mais popular da China

A Chinese Super League, liga de futebol profissional local, sequer apareceu entre os dez primeiros colocados

Estudo aponta NBA como a liga esportiva mais popular da China

17 de maio de 2019

2 minutos de Leitura

A NBA é a liga esportiva mais popular da China. De acordo com uma pesquisa digital realizada pela Ampere Analysis, a liga de basquete americana apareceu à frente da Premier League e a Champions League, que completam as três primeiras colocações, respectivamente.

“Na China, a NBA já possui um dos maiores contratos de direitos televisivos do país. É por isso que a competição faz turnê pela China e joga partidas da liga localmente”, disse Alexios Dimitropoulos, analista sênior da Ampere.

Apesar do alto investimento feito nos últimos na contratação de jogadores e treinadores consagrados, a Chinese Super League (CSL) sequer apareceu entre as dez primeiras colocações. De acordo com a pesquisa, apenas 8% dos entrevistados disseram que pagariam para assistir a um jogo da CSL. O TOP 10 é formado por Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, La Liga, Série A, Campeonatos Mundiais de Tênis de Mesa, Uefa Euro e Copa do Mundo de Basquete.

A Ampere realizou levantamentos semelhantes em 20 mercados e a China foi a única em que o tênis de mesa apareceu entre os dez esportes mais populares. A pesquisa mostrou também que o fã chinês tem como característica ser mais jovem que a média nacional, com cerca de 65% com menos de 44 anos.

“Muitas das maiores ligas esportivas do mundo já atingiram a China, mas certamente há mais apetite do consumidor por competições e disposição para pagar para assisti-las”, finalizou Dimitropoulos.

O resultado da pesquisa comprova que os esforços da NBA em território chinês estão surtindo efeito. Em abril, a liga inaugurou em Pequim a sua maior loja oficial fora da América do Norte. Já em outubro, Los Angeles Lakers e Brooklyn Nets estarão no país para o tour global NBA China Games 2019 Presented by Vivo.

Compartilhe