Indústria

EXCLUSIVO | Estudo aponta o FC Barcelona como o europeu preferido dos brasileiros

Histórico de conquistas de Champions League dos gigantes da Espanha pesou na opinião dos entrevistados

EXCLUSIVO | Estudo aponta o FC Barcelona como o europeu preferido dos brasileiros

07 de maio de 2019

2 minutos de Leitura

No décimo quinto episódio do MKTEsportivoCast debatemos o crescimento dos times europeus no Brasil e como os torcedores estão cada vez mais inclinados à engajarem-se em iniciativas vindas do Velho Continente.

Ampliando o olhar sobre este cenário, de acordo com um estudo desenvolvido pela Sport Track, empresa pioneira em inteligência, pesquisa e consultoria aplicadas à gestão, marketing esportivo e patrocínios, o FC Barcelona foi apontado como o preferido dos brasileiros. O gigante catalão figura na liderança com 37% da preferência, seguido pelo rival Real Madrid, com 27%. Em ambos casos, pesou o recente currículo vitorioso da dupla espanhola.

“Os dez estrangeiros preferidos dos brasileiros são clubes que participam da Champions League com altíssima frequência. Analisando as últimas dez edições, Barcelona e Real Madrid ganharam sete”, disse Rafael Plastina, diretor da Sport Track, em entrevista ao MKTEsportivo.

Outro fator apontado pelo profissional foi a presença do torneio na Tv aberta. A Rede Globo, emissora que detinha os direitos da Liga dos Campeões até perder para o Facebook, transmitiu nove das últimas dez temporadas do torneio.

“Essa é uma combinação explosiva para a conquista de fãs e seguidores. Competição forte e tradicional, exposição de massa e clubes vencedores”, concluiu Plastina.

Paris Saint-Germain, Juventus, Liverpool, Manchester United, Bayern de Munique, Chelsea, Manchester City e Arsenal, respectivamente, completam o TOP 10 dos europeus preferidos dos brasileiros.

Para chegar ao resultado final, a Sport Track entrevistou 2.092 pessoas espalhadas pelo território nacional. Para que os dados fossem ainda mais precisos, a empresa criou a Tribo do Futebol, composta por aqueles que preferem ou praticam futebol. Desta forma, o estudo entrega consistência nos dados por trazer a opinião daqueles que vivem a modalidade de forma direta.

 

Compartilhe