Indústria

FIFA manterá Copa do Mundo do Catar com 32 seleções

Entidade desejava ampliar o número de participantes para 48 já a partir do próximo Mundial

FIFA manterá Copa do Mundo do Catar com 32 seleções

23 de maio de 2019

2 minutos de Leitura

Nada feito: a Fifa desistiu de ampliar a próxima Copa do Mundo, no Catar, de 32 para 48 seleções. O próximo Mundial, que será disputada entre novembro e dezembro de 2022, terá o mesmo número de participantes que as seis edições anteriores.

Esta iniciativa era parte de um projeto de expansão encabeçado pelo presidente da entidade, Gianni Infantino. No entanto, o plano não será descartado. Em 2026, quando a Copa for organizada por Estados Unidos, México e Canadá, ela contará com 48 times.

“Após um compreensível processo de consultas, com o envolvimento de todas as partes relevantes, foi concluído que, sob as atuais circunstâncias, tal proposta não poderia ser concretizada no momento. Uma análise conjunta a respeito disso concluiu que, devido ao estágio avançado de preparações e à necessidade de uma avaliação detalhada do potencial impacto logístico sobre o país-sede, seria necessário mais tempo, e uma decisão não poderia ser tomada antes do prazo de junho. Foi decidido, portanto, não levar essa opção adiante.”, disse em comunicado publicado no site.

Um dos fatores que motivou o adiamento foi a grave crise política vivida pelo Catar com vizinhos como Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. No momento, as fronteiras com esses países estão fechadas. O aumento faria o país dividir o torneio com nações que o embargam politicamente.

Compartilhe