Indústria

Liverpool supera Manchester City em valores de transmissão na Premier League

A elite do futebol da Inglaterra distribuiu exatos £ 2.456 bilhões entre os participantes

Liverpool supera Manchester City em valores de transmissão na Premier League

24 de maio de 2019

2 minutos de Leitura

A Premier League divulgou a tabela oficial de quanto os clubes embolsarão com direitos de transmissão em 2018/2019. Ao todo a principal liga de futebol da Inglaterra distribuiu exatos £ 2.456 bilhões entre os participantes. Bicampeão inglês, o Manchester City foi superado pelo Liverpool neste quesito. Enquanto os Citizens receberam £ 150.9 milhões (R$ 773 mi), os Reds fecharam o período com £ 152 milhões (R$ 780.4 mi).

A diferença é explicada por um dos quesitos levados em consideração pela Premier League: a quantidade de jogos transmitidos ao vivo. Se o Manchester City fechou a temporada com 26 duelos na Tv, o Liverpool ficou com três a mais. Chelsea (£ 146 mi), Tottenham (£ 145 mi) e Manchester United (£ 142.5 mi) fecham o TOP 5.

Em relação ao Huddersfield, o que menos faturou, a diferença é um pouco maior que £ 54 milhões. Em uma comparação com o Brasil, a diferença entre o que mais ganha e o que menos ganha costuma ser de cerca de 20 vezes por aqui.

Sobre o sistema democrático de divisão do faturamento da elite inglesa, ele se dá da seguinte maneira: 50% do valor é dividido igualmente entre os clubes (Equal Share); 25% refere-se à quantidade de vezes que os jogos de cada equipe foram transmitidos no país (Facility Fees); 25% de acordo com a colocação final na tabela (Merit Payment); enquanto os valores de direitos de transmissão internacional (International Tv) e receitas comerciais (Central Commercial) são divididos igualmente. Desta maneira, a diferença do que mais faturou (Liverpool) para o que menos faturou (Huddersfield) é de apenas £ 55.7 milhões.

A partir da próxima temporada, os ganhos ficarão ainda maiores. A Premier League adiantou que conseguiu aumentar em £ 1 bilhão os valores recebidos pelos direitos internacionais para o próximo triênio. Isso deve significar, por temporada, aproximadamente £ 17 milhões a mais para cada um dos 20 clubes da elite inglesa.

Confira abaixo o quadro que detalha o montante de cada clube:

Compartilhe