Indústria

Toronto Raptors impulsiona interesse do jovem canadense pelo basquete

Pesquisa aponta que 40% do país decidiu acompanhar os playoffs da liga depois que a equipe alcançou às finais

Toronto Raptors impulsiona interesse do jovem canadense pelo basquete

10 de junho de 2019

2 minutos de Leitura

O inesperado sucesso do Toronto Raptors na atual temporada da NBA tem refletido diretamente na preferência do jovem fã de esporte do Canadá. Uma pesquisa desenvolvida pelo Angus Reid Institute apontou que 40% do país decidiu acompanhar os playoffs da NBA depois que a equipe alcançou às finais. A uma vitória de sagrar-se campeão, a hegemonia do hóquei dentro do país tem sido colocada em dúvida.

A pesquisa também questionou às pessoas o que elas fariam se tivessem que optar por assistir à final do basquete ou à Stanley Cup, decisão da NHL. Aproximadamente 38% dos canadenses seguiram fiéis à tradição de acompanhar a modalidade no gelo. No entanto, 33% dos entrevistados afirmaram que acompanharia o basquete, enquanto outras 29% disseram que não veriam nada.

Fato é que, entre os jovens, a popularidade do basquete encontra-se em evolução. Na faixa de público de 18 a 34 anos, as finais da NBA são mais importantes que as do hóquei. Já entre os mais velhos, de homens acima de 55 anos, a predileção é pelo hóquei (49% assistiriam à NHL, contra 30% da NBA). Entre as mulheres a diferença é menor, 37% contra 29%.

Por fim, a pesquisa mostra também que os canadenses estão com o time: 47% das pessoas já consideram a equipe nacional. Com 3 x 1 no placar, se o Raptors vencer esta noite, conseguirá o inédito título da NBA.

Compartilhe