Redes Sociais

Ação da Adidas com Arsenal vira alvo de preconceito

Iniciativa da marca permitia que os usuários do Twitter personalizassem camisetas virtuais dos Gunners com seus nomes

Ação da Adidas com Arsenal vira alvo de preconceito

03 de julho de 2019

2 minutos de Leitura

Uma experiência oferecida pela Adidas para ativar sua chegada ao Arsenal acabou sendo palco de infelizes comentários preconceituosos. Parte de sua campanha global “Dare to Create“, a iniciativa permitia que os usuários do Twitter personalizassem camisetas virtuais dos Gunners com seus nomes. Em seguida, existia a possibilidade de compartilhar o resultado nas redes sociais.

No entanto, houve quem aproveitasse a oportunidade para criar peças com mensagens racistas e antissemitas. Tão logo estas infelizes participações foram ganhando alcance, a Adidas tratou de retirar a ação do ar.

“Como parte do nosso lançamento em parceria com o Arsenal, fomos informados do abuso de um mecanismo de personalização do Twitter criado para permitir que fãs entusiasmados colocassem seu nome na parte de trás da nova camisa. Devido a uma pequena minoria que criou versões ofensivas disso, desativamos imediatamente a funcionalidade e a equipe do Twitter estará investigando”, disse um porta-voz da marca em entrevista ao Huffington Post.

Enquanto o Arsenal também se posicionou alegando que condena “o uso de linguagem dessa natureza, que não tem lugar em nosso jogo ou na sociedade”, o Twitter afirmou que irá investigar o caso e os usuários que criaram as infelizes mensagens.

Em 2017, a mesma rede social passou pelo mesmo problema, também na Inglaterra, em uma ação da Loteria Nacional. À época, para promover o patrocínio ao atletismo britânico, a loteria lançou uma campanha em que atletas erguiam cartazes com o nome dos perfis que citassem a expressão #represent. Logo em seguida, expressões preconceituosas tomaram conta e a ação foi cancelada.

Compartilhe