Tecnologia

Plataforma incentiva usuário a incluir atividades físicas na rotina

Ação estimula os atletas a praticarem mais exercícios físicos e deixarem um pouco de lado os aparelhos eletrônicos

Plataforma incentiva usuário a incluir atividades físicas na rotina

19 de agosto de 2019

3 minutos de Leitura

O Strava, maior plataforma de participação esportiva do mundo, anunciou nesta segunda-feira, 19, o lançamento do “The Escape Plan”. O desafio visa estimular a prática de atividades físicas durante quatro semanas consecutivas, no mínimo, cinco vezes por semana. O projeto vai funcionar de 2 a 29 de setembro, mas já está disponível para acesso a partir desta segunda (19).

Segundo o Estrava, exercícios de alta frequência e baixa intensidade ajudam as pessoas a criarem hábitos duradouros.

“Manter a motivação é a maior e mais antiga barreira quando se fala em saúde e bem-estar. As pessoas estão mais ocupadas do que nunca e o tempo dedicado aos eletrônicos está ocupando o tempo que poderia ser usado para praticar uma atividade física. O ‘The Escape Plan’ foi projetado para inspirar as pessoas a deixarem os seus telefones de lado, definirem um objetivo simples e desenvolverem hábitos mais saudáveis”, afirma James Quarles, CEO do Strava.

Atletas do Strava que têm uma média de cinco uploads de atividades por semana se exercitam o dobro de semanas ao longo de um ano se comparados com aqueles que fazem duas vezes por semana. Ter uma ampla gama de atividades também está associado a permanecer praticando esportes por mais tempo. Atletas que praticam duas modalidades por semana exercitam-se o dobro de semanas ao longo de um ano – em comparação aos atletas que praticam apenas um esporte. Já os atletas que praticam quatro tipos de esporte por semana têm quase o triplo de semanas em movimento por ano se comparados com aqueles que fazem duas modalidades.

“Os hábitos nos mantêm realizando a mesma ação, mesmo quando a motivação diminui. E os hábitos se desenvolvem quando repetimos as ações da mesma forma e obtemos uma recompensa – por exemplo, quando alguém faz um treino de sprints no morro perto da sua casa depois do trabalho todos os dias e vê que vai cada dia mais rápido”, explica Wendy Wood, professora e coordenadora de Psicologia e Economia da Universidade do Sul da Califórnia e autora do livro Good Habits, Bad Habits: The Science of Making Positive Changes that Stick.

O novo desafio do Strava é poliesportivo para ser mais acessível a um número maior de atletas, já que inclui os 32 tipos de esportes disponíveis com a plataforma. Contanto que os atletas registrem pelo menos 15 minutos de qualquer tipo de esporte compatível, eles receberão os créditos requeridos para a atividade do desafio daquele dia. Até então, os desafios do Strava sempre tinham sido sobre um único esporte, como as distâncias de corrida que deveriam ser percorridas em um mês ou os desafios de ciclismo nos quais certa altitude tinha que ser superada.

Compartilhe