Indústria

Uefa adia conversas para mudar formato das competições europeias

Negociações com clubes europeus para alterações serão complicadas, já que há uma forte oposição contra a ideia

Uefa adia conversas para mudar formato das competições europeias

15 de agosto de 2019

2 minutos de Leitura

A Uefa planeja fazer alterações nos formatos da Liga dos Campeões e de outras competições europeias. As conversas, que deveriam ser iniciadas ainda este ano, foram adiadas pelo presidente da entidade Aleksander Čeferin. Por essa razão, é improvável que haja qualquer reforma ainda nesta temporada.

Segundo a Associated Press (AP), que teve acesso a uma carta de Čeferin enviada ao presidente da Associação de Clubes Europeus Andrea Agnelli, e ao presidente da Liga Europa Lars-Christer Olsson, as conversas começariam em 11 de setembro. “Vou enviar um novo convite assim que achar que estamos prontos para uma discussão significativa”, teria dito o presidente da Uefa.

No início de 2019, Agnelli e a Uefa defenderam um novo formato para a Liga dos Campeões a partir de 2024, que inclui promoção e rebaixamento entre três competições de clubes da Europa. Essa medida cortaria, a princípio, a qualificação por meio das ligas nacionais. O argumento é que essas mudanças criariam mais segurança comercial para os clubes.

Muitos clubes europeus se opõem a ideia, incluindo as 20 equipes da Premier League. Em entrevista ao The Times em julho, Čeferin sugeriu que a Uefa “proteja” os clubes que alcancem a fase de grupos da Liga dos Campeões a partir do ciclo de competições de 2024-2027. Isso permitiria uma continuidade para equipes como, por exemplo, o Ajax, que chegou a semifinal na última temporada, mas não tem garantia sequer de chegar à fase de grupos.

Compartilhe