Indústria

Com Vodafone, tecnologia 5G estreia na Bundesliga

A Liga Alemã de Futebol e a empresa ativaram a infraestrutura na Volkswagen Arena de modo pioneiro no país

Com Vodafone, tecnologia 5G estreia na Bundesliga

24 de setembro de 2019

3 minutos de Leitura

Recentemente, o MKTEsportivo adiantou que a Bundesliga havia fechado uma parceria com a empresa de telecomunicações Vodafone para lançar a tecnologia 5G nos estádios que abrigam partidas do campeonato. O mesmo deve ocorrer com o Manchester United para digitalizar Old Trafford.

Na Alemanha, o duelo entre Wolfsburg e Hoffenheim marcou a estreia da novidade. A Liga Alemã de Futebol (DFL) e a empresa ativaram a infraestrutura 5G na Volkswagen Arena de modo pioneiro. Alguns convidados escolhidos pela entidade testaram o protótipo do novo aplicativo em tempo real que a Vodafone está desenvolvendo para um uso otimizado do 5G.

O aplicativo apresenta os dados da partida visualmente e fornece gráficos ao vivo, além de estatísticas e análises, que estavam disponíveis apenas após as partidas na TV. Entre as novidades do novo aplicativo, o fã poderá olhar para um atacante que está correndo e descobrir, no próprio celular, sua velocidade no momento.

“O 5G é o começo de uma nova era, e a Bundesliga está dando o primeiro passo. Juntamente com a Vodafone e o Wolfsburg, podemos apresentar este novo aplicativo que destaca o que a nova tecnologia é capaz. Um número crescente de espectadores de futebol usa uma tela adicional para fornecer mais informações durante a partida. Essas possibilidades também estarão disponíveis no estádio no futuro, graças ao 5G”, disse Christian Seifert, CEO da DFL.

“Estamos expandindo a experiência do estádio para os fãs de futebol. Informações do mundo digital e emoções do estádio estão se fundindo. No futuro, os fãs de estatísticas poderão usar seus smartphones para visualizar todas as informações em tempo real, disponíveis de outra maneira apenas na televisão à noite”, detalhou Hannes Ametsreiter, CEO da Vodafone na Alemanha.

“Estamos muito animados por fazer parte do trabalho pioneiro do 5G como um dos impulsionadores da inovação da Bundesliga. Gostaríamos de agradecer aos nossos parceiros, a DFL e a Vodafone, pela confiança que demonstraram em nós. Foi uma estreia de sucesso na Volkswagen Arena. A preparação de dados relevantes ao vivo para dispositivos móveis fará com que a experiência do estádio no futuro seja ainda mais emocionante e interativa para todos os fãs”, completou Michael Meeske, CEO do Wolfsburg.

A abrangente coleta de dados de jogos da DFL é a base para a primeira aplicação 5G no esporte. Aproximadamente 3.6 milhões de pontos de dados de posição e 1.600 eventos de partidas or partida são coletados e distribuídos pela Sportec Solutions, subsidiária da DFL. Com o auxílio dessa experiência na área de tecnologia esportiva, também foi possível introduzir um novo sistema de rastreamento visual para a temporada atual do provedor de serviços ChyronHego. Isso permite capturar todos os jogadores, a bola e os árbitros com mais precisão e de maneira automática e, assim, fornecer os dados da posição ao vivo com a maior exatidão possível.

Compartilhe