Indústria

Em Dallas, realidade virtual faz fãs tirarem fotos com ídolos dos Cowboys

A AT&T , que é a sexta empresa mais valiosa do mundo e detentora dos naming rights da Arena do Dallas Cowboys, da NFL, está […]

Em Dallas, realidade virtual faz fãs tirarem fotos com ídolos dos Cowboys

29 de outubro de 2019

3 minutos de Leitura

A AT&T , que é a sexta empresa mais valiosa do mundo e detentora dos naming rights da Arena do Dallas Cowboys, da NFL, está implantando uma série de inovações para os torcedores com base em sua tecnologia de 5G. O pacote de novidades é chamado “5G experiences” e a empresa diz que pretende, com isso, reinventar a experiência de ir ao estádio.

A criação de maior sucesso até agora é a “Pose with the Pros”, em que os torcedores podem escolher cinco jogadores do Dallas Cowboys para tirar uma foto, através de realidade aumentada. Depois da escolha dos jogadores, a pessoa se posiciona em frente ao totem, que entra em modo de selfie. Então a pessoa faz a pose e os jogadores vão aparecendo na tela. O resultado é surpreendentemente natural.

Depois que a foto é tirada, os jogadores aparecem saindo de cena, tudo para colaborar com a experiência de tirar uma foto real. O torcedor ainda tem opções para compartilhar a imagem com os amigos nas redes sociais diretamente pelo sistema.

Quem vai ao estádio também pode gravar vídeos fazendo danças comemorativas, ao lado de um vídeo 3D, que faz parecer que os jogadores estão dançando juntos, no mesmo ambiente.

Entre as inovações existem até jogos: quem estiver na arena, pode controlar um jogador dos Cowboys em uma tentativa de se esquivar de robôs e atingir a end zone. E o melhor de tudo é que tudo isso se passa no próprio gramado do estádio, também por meio da realidade aumentada.

Além disso, foram espalhados diversos aparelhos Samsung pelo saguão do AT&T Stadium, possibilitando que os torcedores vejam os jogadores do time dentro do gramado, pela realidade aumentada. A novidade é que os jogadores ficam com quase 11 metros de altura, oferecendo uma experiência quase de desenho animado para a torcida.

Não é de hoje que vemos clubes esportivos tentando usar a realidade aumentada para proporcionar uma experiência única para os torcedores. O Palmeiras, inclusive, já tentou isto em um aplicativo lançado em 2017.

Mas, para Felipe Ruiz, editor do site REVIEWBOX, estas ações nem sempre tiveram sucesso porque sempre dependiam das tecnologias que os próprios torcedores tinham disponíveis, além de ter um nível de interatividade bem limitado.

Com a AT&T disponibilizando todos os equipamentos adequados para melhorar a experiência do torcedor, a realidade aumentada finalmente é bem utilizada no ramo dos esportes. Todos saem ganhando: a empresa que divulga a qualidade de seus serviços e, principalmente o time, que passa a contar com uma nova forma de atrair os torcedores para o estádio.

Não bastasse isso, ainda há toda a repercussão gerada nas redes sociais através do compartilhamento das imagens, gerando muita divulgação espontânea tanto para a empresa, como para a equipe.

Compartilhe