Indústria

Emissora chinesa mantém veto e não transmite rodada inaugural da NBA

CCTV detém direitos exclusivos de tv da liga para o mercado chinês e segue sem destacar as partidas

Emissora chinesa mantém veto e não transmite rodada inaugural da NBA

23 de outubro de 2019

2 minutos de Leitura

O polêmico tweet do general manager do Houston Rockets segue repercutindo na China. Quando era esperado que o início da temporada regular da NBA traria a calmaria de volta, o que se viu foi a China Central Television (CCTV), a emissora estatal chinesa, não exibindo a rodada inaugural da liga.

A CCTV detém direitos exclusivos de televisão da NBA para o mercado chinês, mas retirou todas as transmissões desde que o Daryl Morey tweetou em apoio aos protestos antigovernamentais em Hong Kong. Desta maneira, os jogos entre Toronto Raptors x New Orleans Pelicans e Los Angeles Clippers x Lakers, que abriram a temporada 2019/2020 do basquete americano, não tiveram destaque na grande mídia chinesa.

Por outro lado, a Tencent, que detém os direitos de streaming e já havia flexibilizado seu boicote, reduziu o espaço da liga em sua grade, mas transmitiu o encontro de Kawhi Leonard e LeBron James.

A CCTV ainda não se pronunciou oficialmente a respeito do caso, mas a Reuters afirma que a programação da emissora não consta nenhum dos jogos da liga nesta primeira semana. Quando a polêmica estourou, o canal já havia declarado que revisaria seu relacionamento com a NBA.

MKTEsportivo revelou recentemente a crise geopolítica desencadeada pelo General Manager do Houston Rockets após a publicação de um tweet em apoio à Hong Kong. O conflito entre China e Hong Kong existe há muito tempo, mas se intensificou no nos últimos 20 anos. Hong Kong é considerado território chinês desde a época da China Imperial e busca sua independência desde o início do século XXI. Este ano, iniciou-se uma série de protestos nas ruas de Hong Kong e, desde então, o movimento vem se intensificando. O povo local alega falta de democracia do regime chinês e que buscam liberdade.

Para entender a polêmica entre a NBA e os chineses, clique nos links abaixo:

China pediu demissão de gerente do Houston Rockets

Chineses suspendem relação com Houston Rockets após tweet sobre Hong Kong

Como o boicote da China à NBA pode prejudicar os planos da Nike

Crise abala relação comercial da NBA com a China

Empresas chinesas suspendem acordos com a NBA

LeBron James se posiciona e reacende polêmica da NBA com a China

Compartilhe