O polêmico tweet do general manager do Houston Rockets segue repercutindo na China. Quando era esperado que o início da temporada regular da NBA traria a calmaria de volta, o que se viu foi a China Central Television (CCTV), a emissora estatal chinesa, não exibindo a rodada inaugural da liga.
A CCTV detém direitos exclusivos de televisão da NBA para o mercado chinês, mas retirou todas as transmissões desde que o Daryl Morey tweetou em apoio aos protestos antigovernamentais em Hong Kong. Desta maneira, os jogos entre Toronto Raptors x New Orleans Pelicans e Los Angeles Clippers x Lakers, que abriram a temporada 2019/2020 do basquete americano, não tiveram destaque na grande mídia chinesa.
Por outro lado, a Tencent, que detém os direitos de streaming e já havia flexibilizado seu boicote, reduziu o espaço da liga em sua grade, mas transmitiu o encontro de Kawhi Leonard e LeBron James.
A CCTV ainda não se pronunciou oficialmente a respeito do caso, mas a Reuters afirma que a programação da emissora não consta nenhum dos jogos da liga nesta primeira semana. Quando a polêmica estourou, o canal já havia declarado que revisaria seu relacionamento com a NBA.
O MKTEsportivo revelou recentemente a crise geopolítica desencadeada pelo General Manager do Houston Rockets após a publicação de um tweet em apoio à Hong Kong. O conflito entre China e Hong Kong existe há muito tempo, mas se intensificou no nos últimos 20 anos. Hong Kong é considerado território chinês desde a época da China Imperial e busca sua independência desde o início do século XXI. Este ano, iniciou-se uma série de protestos nas ruas de Hong Kong e, desde então, o movimento vem se intensificando. O povo local alega falta de democracia do regime chinês e que buscam liberdade.
Para entender a polêmica entre a NBA e os chineses, clique nos links abaixo:
China pediu demissão de gerente do Houston Rockets
Chineses suspendem relação com Houston Rockets após tweet sobre Hong Kong
Como o boicote da China à NBA pode prejudicar os planos da Nike
Crise abala relação comercial da NBA com a China
Empresas chinesas suspendem acordos com a NBA
LeBron James se posiciona e reacende polêmica da NBA com a China