O Dia da Consciência Negra é comemorado nesta 4ª feira em 832 dos 5.570 municípios do país. A data é uma homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de liberdade e luta da cultura negra. Nas redes sociais, diversos clubes brasileiros estão divulgando mensagens e vídeos para celebrar este dia.
O Atlético-MG, por exemplo, lançou a “#DoPretoEdoBranco: o racismo é o oposto da identidade Atleticana”, uma iniciativa para defender a igualdade em todas as áreas, especialmente no futebol. No vídeo publicado nas redes sociais, são lembrados craques negros da história do Galo que marcaram gols históricos com a camisa do Atlético. A lista tem nomes como Reinaldo, Dadá Maravilha, Léo Silva, Jô e Ronaldinho Gaúcho. Vale lembrar que no dia 10 de novembro, após o empate sem gols entre Atlético-MG e Cruzeiro no Mineirão, torcedores foram flagrados ofendendo, com insultos racistas, o segurança Fábio Coutinho, que trabalhava na partida.
Por conta deste lamentável episódio, o Galo expulsou de seu quadro de sócios-torcedores os irmãos Adrierre Siqueira da Silva, de 37 anos, e Natan Siqueira Silva, de 28.
Já o São Paulo também fez um apelo no combate ao racismo. Para tal, o Tricolor utilizou diversos atletas negros e pardos do atual, como Arboleda, Bruno Alves, Helinho, Jucilei, Léo, Tchê Tchê e Toró. No vídeo, o São Paulo lembrou de casos ocorridos com jogadores como Dentinho, Grafite, Hulk, Roberto Carlos, Taison, Tinga e Balotelli, além de jogadoras como Formiga e Ludmila.
O Vasco, por sua vez, tem feito publicações em seus perfis lembrando de atletas negros que marcaram época no clube e, também, apresenta dados do racismo dentro do futebol.
Dia da Consciência Negra, impossível não lembrar do nosso eterno Pai Santana.#ChegaDePreconceito ✊🏿 #RacismoNão#VascoDaGama ✊🏿 #CentroDeMemória pic.twitter.com/pRNcR0nixT
— Vasco (@VascodaGama) November 20, 2019
O Corinthians também produziu um vídeo especial com depoimentos emocionados. O clube uniu futebol e basquete ao destacar Junior Urso e o americano Kyle Fuller.
O Timão ainda traz uma programação especial voltada à reflexão sobre a questão racial no país e os avanços por mais inclusão e igualdade neste campo. O evento acontece neste momento no Teatro Corinthians e a entrada é franca.
#ConscienciaNegra#VaiCorinthians pic.twitter.com/NU1TR74ipD
— Corinthians (@Corinthians) November 20, 2019
O Internacional foi muito além e produziu um amplo material.”Vozes” é uma produção original feita pelo Inter, para a sociedade, contando com a presença de grandes nomes no combate ao racismo no Brasil. Mais de 15 minutos de depoimentos.