Indústria

Red Bull inova e realiza primeiro pit stop na gravidade zero

No GP do Brasil deste ano, a escuderia austríaca bateu o recorde de troca de pneus mais rápida da história

Red Bull inova e realiza primeiro pit stop na gravidade zero

22 de novembro de 2019

2 minutos de Leitura

Enquanto as escuderias já se preparam para a temporada 2020 da F1, a Red Bull aproveita o espaço no calendário até o GP de Abu Dhabi para lançar uma ação inovadora e, ao mesmo tempo, inusitada.

A equipe austríaca divulgou um vídeo no qual realiza um pit stop a quase 33 mil pés de altitude e na gravidade zero. A iniciativa ocorreu a bordo do avião de treinamento cosmonauta Ilyushin Il-76 MDK, no modelo RB1 2005.

Para a iniciativa, os funcionários da Red Bull Racing participaram de um curso intensivo ao longo de uma semana e tiveram o auxílio da agência espacial russa Roscosmos. Cada voo consistia em uma série de parábolas, com a aeronave subindo em um ângulo de 45° e descendo em um movimento capaz de produzir a ausência de gravidade durante 22 segundos, antes de alçar novamente.

“Foram necessárias duas ou três passagens para meu corpo entender o que estava acontecendo. No começo, eu não conseguia pensar direito. Já estive envolvido em muitos projetos especiais, mas esse é com certeza o mais diferente, pois não há nada que se compare”, disse Mark Willis, coordenador da equipe.

No último domingo (17), durante o GP do Brasil, a Red Bull Racing bateu o recorde de troca de pneus mais rápida da história.

Compartilhe