Streaming

Bundesliga testa transmissão de jogo em tela vertical

De olho no futuro, liga deseja dar uma opção melhor de visualização nos celulares

6 dez, 2019

Por dentro das mais novas tecnologias do mercado, como recentemente ao instalar 5G com realidade aumentada (AR) nos estádios, a Bundesliga está testando um novo formato de transmissão de jogos via mobile. A liga alemã de futebol tem captado imagens de partidas com a tela na vertical no formato 9:16.

A inovação foi testada pela primeira vez no último domingo (1º), na vitória do Werder Bremen sobre o Wolfsburg por 3 a 2. O objetivo era ver como seria a interação dos torcedores com as imagens nas mídias sociais. Segundo a Bundesliga, o resultado foi satisfatório, mas ainda não há um prazo para que a novidade seja implementada ao consumidor final do futebol alemão.

Durante a transmissão de teste, o feed na Volkswagen Arena, casa do Wolfsburg, foi produzido com tecnologia adicional independente do sinal base e também envolveu o uso de cinco câmeras adicionais inclinadas usando um tripé projetado especialmente para a situação.

“Estamos muito satisfeitos com o teste. Como sempre, desenvolvemos inovações adotando a perspectiva dos fãs. Vimos que vídeos verticais nas mídias sociais em dispositivos móveis são mais bem recebidos do que os vídeos na orientação horizontal. O teste bem-sucedido em Wolfsburg nos fornece uma boa base para considerações adicionais de como melhorar esse comportamento de uso no futuro”, disse Andreas Heyden, vice-presidente executivo de inovações digitais da Liga Alemã de Futebol (DFL).

Entregue em alta definição, o teste foi implementado pelas subsidiárias da DFL, a DFL Digital Sports e a Sportcast, e será usado inicialmente para avaliação interna, antes de decidir se a tecnologia “entrará em campo”.

A tela vertical é a mais recente tentativa da DFL de inovar sua experiência de visualização das partidas da Bundesliga.