Indústria

5 jogos importantes para a saúde do seu cérebro

Como você já deve saber, certos gêneros de vídeo games e jogos online são entendidos para melhorar seu desempenho cognitivo. Especialistas concordam que a capacidade […]

5 jogos importantes para a saúde do seu cérebro

20 de janeiro de 2020

5 minutos de Leitura

Como você já deve saber, certos gêneros de vídeo games e jogos online são entendidos para melhorar seu desempenho cognitivo. Especialistas concordam que a capacidade visual de jogadores regulares são notavelmente melhores do que em outros jogadores ou mesmo aqueles que nunca jogaram.

E, embora esses mesmos especialistas não entrem em um consenso sobre se os jogos violentos incentivam a violência nos jogadores, parece que a opinião geral é que jogos, sejam eles estratégicos ou criativos, jogados por um determinado período de tempo, podem melhorar e muito a sua saúde mental.

Portanto, a questão permanece: se você deseja impulsionar e melhorar a saúde do seu cérebro, quais gêneros você deve jogar? Confira agora:

Jogos de cartas

E por jogos de cartas queremos dizer poker. Embora seja um dos jogos de cartas mais difíceis de dominar, os benefícios de fazer isso são fenomenais. Um estudo francês de 2009 descobriu que jogar poker online reduz drasticamente as chances de desenvolver doenças relacionadas ao cérebro em até 50% ou mais.

O principal pesquisador da doença de Alzheimer, Dr. Jeffrey Cummings, concorda com os resultados do estudo e, em você pode ter certeza que isso torna o poker de longe, o melhor gênero de jogos para que você consiga manter seu cérebro saudável.

Mas, para tirar o máximo proveito deste incrível jogo de impulsionamento do cérebro, você deve saber como fazê-lo corretamente. Existem várias estratégias que devem ser praticadas e estudadas para que você aprenda a jogar poker online da maneira mais efetiva e saudável para você. E se você nunca jogou poker antes, saiba que além de ser um excelente esporte mental, você ainda pode sair no lucro, literalmente. E com vantagens exclusivas, como não precisar sair de casa e ainda assim jogar com outros apostadores do mundo todo. Para tanto, só é necessário um smartphone ou qualquer outro dispositivo móvel. E muita vontade de ganhar!

Jogos de RPG

Acredita-se que os jogos de RPG melhorem o pensamento crítico, o processamento cerebral e a função cognitiva. Esse também é um dos melhores gêneros para o cultivo do pensamento criativo e, quando você pensa sobre isso, faz todo o sentido.

Controlar um avatar em um mundo digital requer mais do que uma simples série repetida de toques em um controle. Você deve tomar decisões que afetarão o sucesso (ou o fracasso) do jogo.  Então a sua capacidade de planejamento e execução pode ser essencial para ter sucesso em um jogo de RPG. Essas são habilidades que podem ser aprendidas e o aprimoramento dessas estratégias certamente vão provocar um efeito muito positivo em sua vida no mundo real, principalmente na sua saúde cerebral.

Vídeo Games de Ação

Embora o gênero RPG envolva ação, geralmente é muito mais lento que o gênero mais popular dos videogames de ação como Super Mario e Donkey Kong, que exigem a capacidade de tomar decisões em frações de segundo e reagir de acordo com elas.

Os jogadores que jogam esse tipo de jogo regularmente e geralmente têm melhores conexões cerebrais ativando a massa cinzenta. Os cientistas acreditam que isso melhora a memória e as funções cognitivas. Adicione isso ao fato de que já sabemos que os jogadores de ação têm melhores habilidades de atenção e coordenação, e você tem um gênero incrivelmente bom para o desenvolvimento contínuo do seu cérebro.

Jogos de xadrez

Você sabe por que o xadrez é um excelente jogo para o desenvolvimento do cérebro? Estratégia, previsão, análise, memória, resolução de problemas, concentração, cognição e visualização são apenas algumas das coisas que requerem energia cerebral. Não é surpresa que jogar xadrez não seja apenas divertido, mas também ajuda a melhorar suas habilidades cognitivas e cerebrais. Como os músculos do corpo, o cérebro também precisa de um treino para alcançar o seu melhor e servir ao seu propósito. Os jogos de xadrez para o cérebro são uma das maneiras mais eficazes de desenvolver e fortalecer seu cérebro.

Sudoku

Sudoku é um jogo de colocação de números altamente viciante que depende da memória. Para concluir um quebra-cabeça de Sudoku, você precisa olhar para frente e seguir as trilhas de consequências. Esse “planejamento” ajuda a melhorar a memória de curto prazo e a concentração. É um jogo cerebral popular que você pode jogar online e estão disponíveis em vários sites e aplicativos que oferecem esses jogos gratuitos. O Sudoku está disponível em diferentes graus de dificuldade. Quando começar, jogue os jogos fáceis até aprender as regras.

Quando se trata de desenvolvimento do cérebro, existem inúmeras maneiras pelas quais esses jogos melhoram a função cerebral. Seja RPG, videogames de ação, Sudoku ou jogos como poker ou o xadrez, o fato é que passar algumas horas jogando é uma ótima maneira de impulsionar o cérebro e prevenir o envelhecimento cerebral. Pratique!

Compartilhe