Indústria

Flamengo não chega a acordo com a Globo para o Estadual

Os jogos que contam com a participação do time ficarão sem ter exibição em qualquer tipo de mídia

17 jan, 2020

O Flamengo anunciou na noite de quinta-feira (16) que não chegou a um acordo com a Rede Globo para a transmissão dos jogos do clube no Campeonato Carioca. Desta maneira, pelo menos por enquanto, nada de Ela na Tv aberta e fechada (Pay-per-view).

No comunicado, o clube afirmou que não houve um entendimento com a emissora já que ela ofereceu as mesmas bases de 2016, enquanto o Flamengo pediu aumento. Por outro lado, o rubro-negro negou que irá utilizar atletas da base no torneio e se comprometeu a escalar o elenco completo.

Vale lembrar que o rubro-negro tinha um acordo diferenciado em relação aos demais, com menor prazo de duração, mas no valor de R$ 15 milhões por temporada, como possuem Botafogo, Fluminense e Vasco (outros times do Estadual dividem entre si R$ 60 milhões).

Pelo lado da Globo, a emissora destacou em sua nota que, apesar de não chegar a um consenso com o Fla, o clube seguirá tendo espaço constante na cobertura do futebol.

Para o Carioca, o Flamengo é o único clube que ainda não aceitou os termos propostos pela emissora. Já os demais estenderam contrato até 2024 e, por este motivo, só não serão televisionados quando enfrentarem o Flamengo no torneio. Independente de acordo, o Flamengo estreia no Estadual neste sábado, contra o Macaé, às 16 horas.

Abaixo, o comunicado divulgado pelo Flamengo em seu site oficial:

O Clube de Regatas do Flamengo informa que, em razão do término de seu contrato com o Grupo Globo de Televisão para a transmissão do Campeonato Carioca de Futebol e a posição da emissora em só renová-lo mantendo exatamente as mesmas condições comerciais acertadas em 2016, não levando em conta a nova fase do Flamengo e nenhum dos pontos sugeridos pelo clube para uma possível renovação, os jogos de nosso time de futebol profissional no Carioca 2020 não serão transmitidos nos canais abertos da Rede Globo de Televisão, no SportTV em TV Paga e no Canal Premiere em sistema pay-per-view.

Apesar da não transmissão televisiva de seus jogos, a diretoria do Flamengo reafirma seu total compromisso em levar a campo todo o elenco de jogadores que foi campeão do Carioca, do Brasileirão e da Libertadores no ano de 2019. Será com este elenco completo e, ainda mais reforçado com as novas contratações, que lutaremos pelo bicampeonato carioca, além de buscar oferecer para nossa torcida e para os amantes do futebol um espetáculo de alto nível esportivo.

Temos certeza que, assim como fizemos em todo o decorrer do ano passado juntos, torcida e time serão mais uma vez protagonistas de momentos especiais para o futebol brasileiro.

Vale aqui o registro da continuidade de nossa parceria com Grupo Globo, através do contrato comercial que temos para as transmissões dos jogos do Campeonato Brasileiro. Uma parceria de mais de uma década, pautada pelo profissionalismo e respeito de ambas as partes.

Abaixo, a nota publicada pela Rede Globo

Fizemos ao Flamengo uma proposta para o Campeonato Carioca, mas infelizmente não chegamos a um acordo, pois o valor pedido pela diretoria do time rubro-negro está muito acima do acerto já feito com os outros clubes e a Federação do Rio de Janeiro. Por isso, até este momento, os jogos do Flamengo não serão transmitidos em nenhuma plataforma. Temos grande interesse nesses direitos e continuamos sempre abertos ao diálogo, esperando chegar a um acordo satisfatório para todos: clubes, federação, marcas, plataformas e, principalmente, para os torcedores. Nosso objetivo é fazer uma transmissão do tamanho da paixão do carioca pelo futebol, sem abrir mão dos princípios que têm norteado nossas aquisições de direitos no futebol brasileiro.

Adotamos cada vez mais modelos com critérios que visam maior equilíbrio e valorizam a meritocracia esportiva e comercial na alocação dos valores, em vez de valores diferenciados que acabam resultando em desigualdade preestabelecida. É um sinal de respeito pelas equipes e pelos torcedores que defendem todas as cores e bandeiras nas arquibancadas do Rio de Janeiro. Sem distinção. É a forma de a Globo contribuir para um futebol brasileiro mais equilibrado, mais consistente, que seja bom para todos e não apenas para alguns. Acreditamos que demos passos importantes nessa direção.

Como acontece desde o início da temporada, o Flamengo – único clube até aqui ainda sem acordo com a Globo – continuará tendo espaço na cobertura constante dos programas esportivos da Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com, além da exibição ao vivo de partidas do clube pela Copa Libertadores da América, Supercopa, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.