Indústria

Chelsea torna-se pioneiro ao adequar treinos ao ciclo menstrual das jogadoras

Primeiro entre clubes, o acompanhamento do elenco feminino será feito com o auxílio do aplicativo FitrWoman

Chelsea torna-se pioneiro ao adequar treinos ao ciclo menstrual das jogadoras

19 de fevereiro de 2020

2 minutos de Leitura

O Chelsea se tornou o primeiro clube de futebol do mundo a adaptar a rotina de treino e alimentação de suas jogadoras de acordo com o ciclo menstrual de cada uma delas. De acordo com o The Telegraph, os Blues utilizarão o aplicativo FitrWoman para monitoramento. O aplicativo é o mesmo utilizado pela seleção dos Estados Unidos em 2019, por ocasião da disputa da Copa do Mundo feminina.

“É justo dizer, eu sou uma técnica mulher em uma indústria onde as mulheres sempre foram tratadas como homenns. Todos os métodos, da parte do fortalecimento físico à estrutura tática, sempre foi feito baseado no que os homens faziam”, disse Emma Hayes, técnica do Chelsea, responsável pela iniciativa. A profissional acredita que no futebol atual as jogadoras têm sido tratadas como se tivessem corpos semelhantes ao dos homens, não levando em consideração que há contrapontos e características específicas que sofrem impacto pelo ciclo menstrual.

“Sou treinadora de mulheres em uma área em que as mulheres sempre foram tratadas como ‘homens pequenos’. O ponto de partida é que passamos por algo muito diferente dos homens todo mês. E temos que entender isso melhor porque, na escola, não aprendemos sobre nosso sistema reprodutivo”, completou.

Com o FitrWoman, as mulheres poderão registrar dados sobre a saúde menstrual e o clube, com o consentimento delas, poderá monitorar as informações para adequar o treino. A iniciativa pode ajudar a controlar flutuações de peso e energia ao longo do mês, além de diminuir a suscetibilidade a lesões nos tecidos moles, que estão ligadas a alterações hormonais.

Segundo a criadora do aplicativo, a fisiologista Georgie Bruinvels, as diferentes fases do ciclo podem ter efeitos diferentes no desempenho das atletas. Durante a menstruação e a pré-menstruação, por exemplo, a coordenação delas pode ser prejudicada.

Compartilhe