Streaming

Consumidor está disposto a pagar por experiência personalizada no streaming

Levantamento da Verizon mostra que fã de esporte busca cada vez mais controle sobre a experiência ao vivo

Consumidor está disposto a pagar por experiência personalizada no streaming

27 de fevereiro de 2020

3 minutos de Leitura

Um estudo desenvolvido pela gigante das comunicações Verizon mostrou que quase dois terços (63%) dos consumidores estão dispostos a pagar mais para ter acesso a esportes ao vivo se as plataformas oferecerem uma experiência mais personalizada ao usuário.

Viewing Shifts: How we watch sport utilizou uma amostra de 5 mil fãs de esportes que atualmente pagam por serviços de streaming no Reino Unido, EUA, França, Alemanha e Holanda. Menos da metade (47%) dos participantes com uma assinatura premium considerou que os pacotes que eles possuem atualmente lhes davam acesso a todas as equipes que desejam assistir. Já pouco mais da metade dos fãs indicaram que usam o serviço para acompanhar esportes que não estão disponíveis em nenhum outro lugar.

O levantamento mostrou ainda que um terço dos consumidores busca mais controle sobre a experiência ao vivo, incluindo replays em câmera lenta (35%), ter a possibilidade de alternar entre os ângulos da câmera (30%), bem como a capacidade de pular anúncios (30%). Acesso aos melhores momentos e às bibliotecas que contêm conteúdo sob demanda também foram citados de maneira significativa.

Sobre a qualidade da transmissão, 66% dos entrevistados afirmaram que escolheriam vídeo com qualidade 4K em um fluxo o mais próximo possível do tempo real.

“Muito se fala sobre os serviços de streaming serem “parecidos com a TV”, mas os fãs de esportes querem realmente uma experiência diferente que os coloque com controle total. Os serviços de streaming são muito mais capazes de inovar porque têm o luxo de usar tecnologia avançada que pode atender a todas as necessidades dos consumidores desde o primeiro dia”, disse Ariff Sidi, diretor de produtos da Verizon Media.

No entanto, apesar do entusiasmo envolvendo o setor, os entrevistados advertiram que não haveria problema em cancelar se eles não vissem valor no serviço. Mais de um terço (37%) já haviam cancelado assinatura em uma plataforma de streaming, com quase metade (45%) citando o custo como o principal motivo.

Como a Verizon levantou que agora os espectadores usam uma segunda tela para consumir esportes (90%), a empresa quis saber os reais motivos para tal. Interagir com amigos (45%) e usar as mídias sociais (45%) apareceram como os mais citados, seguidos por ter acesso a jogos em tempo real (44%) e pesquisar estatísticas (43%), respectivamente.

Por fim, do ponto de vista de marketing, quatro em cada cinco entrevistados disseram que também esperam que os serviços de streaming ‘ofereçam experiências de anúncios diferentes e menos invasivas’. Quase nove em cada dez (86%) entrevistados disseram esperar que as plataformas ofereçam uma experiência de anúncio completamente diferente, enquanto mais da metade (54%) espera menos anúncios, e quase três em cada dez (29%) disseram que desejam publicidade e ofertas personalizadas.

“Estamos vendo mais evidências da necessidade de adaptar o conteúdo e os modelos de negócios para atender a espectadores individuais. Os provedores de serviços podem fazer uso total da verdadeira flexibilidade do streaming on-line para personalizar todos os aspectos da experiência, desde o conteúdo até a forma como eles o monetizam”, finalizou Sidi.

Compartilhe