Indústria

Criatividade à serviço da conscientização sobre coronavírus

Com calendário suspenso, clubes buscam maneiras de engajar os torcedores por meio de ações bem humoradas

Criatividade à serviço da conscientização sobre coronavírus

16 de março de 2020

5 minutos de Leitura

Diante do cenário caótico do surto de coronavírus, surge um desafio aos clubes, ligas e demais instituições esportivas: como manter as redes sociais atualizadas na falta de jogos e novidades? Na Tv, a Sky italiana, por exemplo, optou por (re)transmitir alguns jogos da Copa do Mundo de 2006, quando a Itália sagrou-se campeã após um hiato de 24 anos. Já alguns esportistas optaram por alertar sobre a necessidade de ficar em casa por meio de vídeos e fotos exercitando-se em seus lares.

Mas as iniciativas mais bacanas e que mostram um planejamento emergencial de mídia social bem estruturado, tem vindo de clubes de futebol. Alguns optaram por alertar seus seguidores sobre a necessidade de manter-se em casa, protegidos, mas utilizando um approach bem-humorado. Desta maneira, acabam conseguindo um “engajamento do bem” e impactando um número maior de torcedores. Naturalmente, com o avanço do vírus por aqui, os times brasileiros buscarão desenvolver ações do tipo.

Abaixo, listamos os conteúdos mais bacanas que rolaram durante o final de semana.

Vitória de Guimarães x Sporting

Marcado para o sábado, o duelo entre Vitória de Guimarães e Sporting, válido pela 24ª rodada da Liga NOS, foi cancelado (como toda a liga portuguesa). Diante do fato, os clubes levaram a partida para o Twitter. Neste caso, no lugar de um jogo de futebol, eles duelaram em um tradicional ‘quatro em linha’.

Durante a interação, que ocorreu por um período de três horas, ambos não deixaram de lançar vários apelos aos seus torcedores, numa ação que elevou o engajamento dos perfis e sensibilizou para a grave crise que o planeta atravessa.

Southampton x Manchester City (e era pra ter sido o Norwich)

Com a Premier League suspensa, alguns clubes ingleses buscam maneiras de continuar gerando engajamento nas redes sociais. O Southampton FC é um deles.

Com partida marcada contra o Norwich, os Saints chamaram o adversário para um jogo da velha. Convite feito, os Canários não responderam ao chamado. Após 45 minutos, com a partida tendo ido para o “intervalo”, o Manchester City resolveu entrar na brincadeira e aceitar o desafio.

No fim, o duelo terminou empatado, com o perfil do Southampton pedindo um ponto para a Premier League. Para nós, uma pisada de bola gigantesca da equipe de social media do Norwich que poderia ter aproveitado a oportunidade para conscientizar os seus torcedores.

Leganés x Real Valladolid

No futebol espanhol, a LaLiga ativa a campanha #QuédateEnCasa para que os torcedores mantenham-se em casa durante o surto de coronavírus que se espalha por toda a Espanha.

Adversário do Real Valladolid, o Leganés também utilizou o seu Twitter para fazer um real-time da partida. Em tom humorístico, o perfil criou um jogo imaginário, em que os atletas realizavam tarefas preventivas dentro de suas casas. Óscar Rodriguez, por exemplo, marcou um gol ao estar na “distância social” necessária para evitar o contágio. Em dado momento, a partida foi paralisada para o zagueiro Dimitris Siovas lavar as mãos no banheiro.

Por fim, rolou até mesmo uma coletiva de imprensa fictícia do técnico Javier Aguirre, afirmando que ficaria confinado em casa e iria dormir.

O time espanhol sofre com os efeitos da pandemia. O diretor geral do Leganés, Martín Ortega, está infectado com a Covid-19, e o clube optou por suspender suas atividades.

Santos Futebol Clube

Já o Santos, ainda que não tenha interagido com outra equipe, se destacou ao divulgar um vídeo bem humorado com os seus jogadores ao som da música “Lavar As Mãos”, do cantor Arnaldo Antunes.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT