Indústria

Jogadoras pressionam US Soccer e futebol dos EUA terá presidente mulher

Executiva torna-se a primeira mulher a presidir a entidade, em meio a uma disputa na justiça que expôs o pensamento sexista da federação

Jogadoras pressionam US Soccer e futebol dos EUA terá presidente mulher

13 de março de 2020

2 minutos de Leitura

A briga das jogadoras da seleção americana de futebol por igualdade de direitos na modalidade levou a uma drástica (e importante) mudança no US Soccer, responsável por comandar o esporte no país. Carlos Cordeiro, então presidente, anunciou sua saída da entidade, que agora passará a ser presidida por Cindy Parlow Cone, ex-jogadora que tinha sido eleita vice-presidente da US Soccer em 2018.

A novidade chega em um momento que ocorre um processo na Justiça em que as atletas do futebol feminino, atuais campeãs mundiais, pedem para equiparar os salários com os dos homens Neste cenário, as jogadoras ganharam apoio de patrocinadoras da própria US Soccer, como Coca-Cola, Budweiser, Deloitte e Visa. A gigante do mercado de refrigerantes chegou a exigir esclarecimentos por parte de Cordeiro, que levou ao seu pedido de demissão.

“Pedimos para nos encontrar com eles imediatamente para expressar nossas preocupações. A Coca-Cola é firme em seu compromisso com a igualdade de gênero, a justiça e o empoderamento das mulheres nos Estados Unidos e em todo o mundo, e esperamos o mesmo dos nossos parceiros”, afirmou a empresa.

Sobre a chegada de Cindy como mandatária, trata-se da primeira mulher a presidir a entidade.

Compartilhe