O Comitê Olímpico Internacional anunciou, nesta segunda-feira (30), as novas datas das Olimpíadas e as Paralimpíadas de Tóquio. O primeiro será realizado entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021, enquanto o segundo está marcado para 24 de agosto a 5 de setembro.
A decisão foi tomada após estudos e negociações entre o presidente da entidade, Thomas Bach, e dirigentes das federações esportivas e de comitês nacionais.
No domingo (29), a imprensa japonesa já trabalhava com a informação de que o começo dos Jogos deveria ser em julho de 2021, mantendo assim a realização do evento durante o verão no país. No mesmo dia, o Comitê Olímpico Internacional anunciou que os atletas que já haviam garantido vaga para Tóquio-2020 estão automaticamente classificados a competição em 2021. Desde o adiamento do dos Jogos, federações internacionais estavam em dúvida sobre o sistema de classificação.
Essa é a primeira vez na história dos Jogos Olímpicos que o evento é adiado. Em outras ocasiões, o evento foi cancelado por conta das duas Guerras Mundiais (1916, 1940 e 1944).