Parte da rede do Estádio do Mineirão que foi usada no jogo em que o Brasil foi derrotado por 7 a 1 pela Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014 virou uma doação de R$ 240 mil ao Hospital da Baleia, em Belo Horizonte. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Dahw Brasil, em um projeto que pretende arrecadar fundos para projetos sociais no Brasil a partir da venda de pedaços da rede para torcedores alemães.
O dinheiro foi destinado à compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais da saúde, que estão na linha de frente dos trabalhos com infectados do coronavírus.
“Assim como o mundo todo, nós, no Mineirão, temos buscado incansavelmente formas de contribuir na batalha contra essa pandemia. Compreendemos a nossa responsabilidade, como empresa e como cidadãos, e, em conjunto com os parceiros da Dahw, conseguiremos equipar nossos médicos adequadamente, com luvas, máscaras, álcool e óculos de proteção. Sabemos que este é um momento difícil, mas também acreditamos profundamente que, juntos e conscientes dos nossos deveres, vamos superá-lo”, disse Ludmila Ximenes, gerente de relações institucionais do Mineirão.
“Como organização que atua globalmente na área da saúde, a Dahw entende a seriedade do momento que atravessamos. Todo o planeta vai precisar ser solidário e criativo para passar por este processo de pandemia. Temos muita esperança de que, em momentos como este, atitudes como essa possam despertar o interesse da sociedade para a necessidade de engajamento de todos em questões sociais, sobretudo de saúde pública”, completou Reinaldo Bechler, diretor executivo da Dahw Brasil.
Em conjunto com o Hospital da Baleia, o estádio criou também uma campanha pública para levantar fundos para a inauguração de uma ala hospitalar já pronta do local, mas que precisa de equipamentos hospitalares para até 70 novos leitos, ampliando a capacidade de atendimento à população acometida pela doença.
Até o momento, no total, a união entre a ONG alemã Dahw e o Mineirão já conseguiu levantar mais de R$ 1 milhão para diferentes ações sociais brasileiras dentro do projeto Goleada do Bem.