Podcasts

‘Internacionalização de marca’, com Albert Castelló (LaLiga)

23 mar, 2020

Internacionalização de marca é tema do 39º episódio do MKTEsportivoCast. Eduardo Esteves conversou com Albert Castelló, representante da LaLiga no Brasil. No papo, o profissional detalhou o projeto de expansão global do futebol espanhol, que passou por uma reformulação da distribuição de Tv tornando a liga mais competitiva e os clubes mais fortalecidos financeiramente. Além disso, detalhou a importância que é estar em constante relacionamento com canais que detém os direitos do torneio em cada país.

“Os direitos de transmissão são a maior fonte de receita da LaLiga. Quando chegamos em um país, cuidamos ao máximo dos nossos parceiros de mídia que pagam os maiores valores. Buscamos estar perto para oferecer as melhores promoções, ações para aumentar audiência, além de prestar todo apoio aos correspondentes que estão no estrangeiro, como é o caso da ESPN”, comentou.

Castelló falou também sobre as iniciativas da entidade no Brasil, como é trabalhar em um país com tantos contrastes e como os clubes brasileiros podem buscar fortalecimento no estrangeiro.

“Clubes nós procuram para entender sobre internacionalização. Como trabalhamos com nossos times, algum caso pode servir de inspiração para algum tipo de mudança”, completou. Ele acredita que uma mudança na forma como os clubes se relacionam entre si poderia ser benéfica para uma evolução.

“Como liga entendemos que devemos cuidar do interesse dos 42 clubes profissionais da primeira e segunda divisão, mas aqui no Brasil não existe uma associação do tipo. Portanto, o interesse de um clube (em conhecer o modelo da LaLiga) acaba sendo totalmente pontual”, finalizou.

Ouça também no Spotify | Itunes | Google Podcasts | Deezer