Indústria

Políticos brasileiros se reúnem com LaLiga para debater clube-empresa

Comitiva brasileira foi liderada por Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, e por Reinaldo Carneiro, presidente da Federação Paulista

Políticos brasileiros se reúnem com LaLiga para debater clube-empresa

02 de março de 2020

2 minutos de Leitura

Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), e Rodrigo Maria, presidente da Câmara dos Deputados, estiveram na Espanha na última sexta-feira (28) onde reuniram com executivos da LaLiga. O encontro é parte de um acordo traçado entre espanhóis e brasileiros para conhecer o modelo de futebol do país europeu e entender como o processo legal da liga funciona. Conhecer à fundo o modelo de clube-empresa adotado no país europeu também esteve na pauta.

Vale lembrar que Maia é um dos maiores entusiastas no Congresso para aprovar a nova lei que versará sobre o projeto de transformação dos clubes brasileiros em empresas. Negociação coletiva de direitos de transmissão e fair play financeiro foram pontos debatidos.

“É muito importante para o futebol ter um marco legal adequado que permita o crescimento da indústria do futebol. O Brasil, onde este esporte é tão importante, pode contar com toda a nossa colaboração para converter o seu futebol em uma grande indústria”, disse o presidente da LaLiga, Javier Tebas, após o encontro com os brasileiros.

“Estive hoje com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em uma reunião extremamente proveitosa com o presidente da La Liga, Javier Tebas. O futebol espanhol avançou muito com a centralização da venda dos direitos de transmissão e com o controle financeiro dos clubes. Este é, sem dúvida, um modelo a ser seguido pelo Brasil. O sucesso do futebol nacional depende de movimentos como este que a LaLiga e o governo espanhol conduziram”, completou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.

Recentemente, a entidade espanhola e a FPF fecharam um acordo para troca de experiências e auxílio no desenvolvimento de estratégias para o mercado de futebol.

Compartilhe