Indústria

Tênis, futebol, hóquei, basquete e MMA: surto de Coronavírus abala calendário esportivo

Quinta-feira (12) é marcada por ligas e federações adiando, suspendendo e mesmo cancelando eventos esportivos

Tênis, futebol, hóquei, basquete e MMA: surto de Coronavírus abala calendário esportivo

12 de março de 2020

3 minutos de Leitura

A lista de “cancelamentos” no esporte por conta do Coronavírus não para de crescer. Nesta quinta-feira (12), tênis, futebol, basquete, hóquei e MMA foram algumas das modalidades afetadas pelo surto do vírus pelo mundo.

No tênis, após o Masters 1000 de Indian Wells, a ATP decidiu interromper as atividades do circuito mundial por seis semanas. Na lista de torneios impactados estão o Masters 1000 de Miami, o ATP 250 de Houston, o ATP 250 de Marrakesh, o Masters 1000 de Monte Carlo, o ATP 500 de Barcelona e o ATP 250 de Budapeste.

“Esta não é uma decisão tomada de ânimo leve e representa uma grande perda para nossos torneios, jogadores e fãs em todo o mundo. No entanto, acreditamos que esta é a ação responsável necessária neste momento, a fim de proteger a saúde e a segurança de nossos jogadores, equipe, comunidade de tênis mais ampla e saúde pública em geral diante dessa pandemia global. A natureza mundial do nosso esporte e as viagens internacionais necessárias apresentam riscos e desafios significativos nas circunstâncias atuais, assim como as diretrizes cada vez mais restritivas emitidas pelas autoridades locais. Continuaremos monitorando tudo diariamente e esperamos que o circuito seja retomado quando a situação melhorar. Enquanto isso, nossos pensamentos e desejos estão com todos aqueles que foram afetados pelo vírus”, disse Andrea Gaudenzi, presidente da ATP.

Na Fórmula 1, se por um lado o Grande Prêmio da Austrália, etapa de abertura da temporada, está mantido, a McLaren decidiu não participar da prova após um dos seus profissionais testar positivo no vírus. Em breve, a Haas pode seguir o mesmo caminho, já que quatro integrantes da equipe estão isolados com suspeitas.

No basquete, além da NBA, que suspendeu por tempo indeterminado a temporada nesta quarta-feira (11), a EuroLiga também decidiu suspender suas atividades, bem como a Federação Internacional de Basquete (Fiba), que anunciou que todas as competições que gere estão suspensas.

No futebol, após a UEFA anunciar uma reunião de emergência para a próxima terça-feira (17), e as suspensões das ligas da Itália e França, foi a vez da Espanha suspender seu campeonato. As duas próximas rodadas da LaLiga não serão realizadas. O Real Madrid entrou em quarentena após um jogador de basquete do clube ter sido diagnosticado com o Covid-19. A Juventus também encontra-se na mesma situação por conta de um atleta. Já duas partidas da Champions League (Manchester City x Real Madrid e Juventus x Lyon) marcadas para a semana foram adiadas. Para completar, o Campeonato Português também vai parar por duas rodadas, enquanto o Holandês cancelou o seu calendário até 31 de março.

Nos Estados Unidos, a Major League Soccer e a NHL se juntaram à NBA e anunciaram a paralisação. No caso da liga de hóquei, trata-se de uma medida preventiva por conta dos casos envolvendo o basquete do país.

Já na América do Sul, após um decreto do governo do Distrito Federal suspendendo eventos públicos com necessidade de aval do estado, o UFC Brasília deste final de semana acontecerá com portões fechados no Ginásio Nilson Nelson. A Argentina suspendeu as competições nacionais, enquanto a Colômbia também anunciou o adiamento da rodada do final de semana do campeonato nacional. Por fim, o Paraguai decidiu manter o torneio em andamento, mas com portões fechados pelas próximas duas semanas.

Compartilhe