Indústria

Após 75 anos, Wimbledon é oficialmente cancelado

Torneio só não foi realizado durante os períodos das duas grandes Guerras Mundiais

Após 75 anos, Wimbledon é oficialmente cancelado

01 de abril de 2020

2 minutos de Leitura

O torneio de Wimbledon não ocorrerá em 2020. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira (1º) pelo All England Lawn Tennis Club (AELTC), local que recebe a competição em Londres.

De acordo com o AELTC, diante da atual pandemia do coronavírus e as restrições de viagens no Reino Unido e em diversos países espalhados pelo mundo, ficou insustentável a realização do torneio. A decisão vai na contramão do que a Federação Francesa de Tênis (FFT) fez com Roland Garros, que optou pelo adiamento, não cancelamento do grand slam francês.

“Esta é uma decisão que não tomamos felizes, mas com o mais alto respeito à saúde pública e ao bem-estar de todos aqueles que se reúnem para fazer Wimbledon acontecer. Pesou bastante em nossas mentes que a organização do campeonato tenha sido interrompida apenas anteriormente pelas Guerras Mundiais, mas, após uma análise exaustiva e abrangente de todos os cenários, acreditamos que é uma medida necessária e correta em meio a essa crise global. A partir de agora, vamos nos concentrar em como podemos usar a amplitude dos recursos de Wimbledon para ajudar aqueles que mais precisam em nossas comunidades locais e também além delas”, disse Ian Hewitt, presidente do AELTC.

“Embora de alguma forma essa tenha sido uma decisão desafiadora, acreditamos firmemente que não é apenas no melhor interesse da sociedade no momento, mas também fornece uma certeza a todos os nossos colegas que estão envolvidos de alguma forma no tênis internacional, seja no Reino Unido, seja em outros países”, completou Richard Lewis, executivo-chefe do AELTC.

Vale destacar que Wimbledon é o mais antigo do calendário do tênis mundial. Criado em 1877 no masculino e em 1884 no feminino, ele só não ocorreu nas duas grandes Guerras Mundiais: entre 1915 e 1918, e 1940 e 1945.

Embarcando na posição adotada pela AELTC, a ATP e a WTA também confirmaram o cancelamento de toda a temporada de grama do circuito mundial

Compartilhe