Futebol

Barcelona quer naming right por um ano e reverter receita para combater covid-19

A iniciativa não altera os planos do clube espanhol de vender esta propriedade dentro de um contrato de longo prazo

Barcelona quer naming right por um ano e reverter receita para combater covid-19

21 de abril de 2020

2 minutos de Leitura

O Barcelona FC anunciou que venderá o naming rights do Camp Nou com um diferencial louvável: o contrato será válido por um ano com o valor revertido integralmente para projetos de investigação e iniciativas no combate à pandemia.

“O Conselho de Administração aprovou a transferência dos naming rights do Camp Nou, correspondentes à temporada 2020-21, à Fundação Barça, para investir em projetos de pesquisas destinadas a combater os efeitos do Covid-19, realizados na Catalunha e no resto do mundo”, diz o comunicado.

A notícia foi divulgada inicialmente pelo conselho executivo do clube, que nunca associou uma marca ao seu estádio desde que foi inaugurado, em 1957. A iniciativa não altera os planos do Barcelona de vender esta propriedade dentro de um contrato de longo prazo. A ideia central é um acordo válido por 25 anos e que inicie a partir da temporada 2023/24.

“Queremos enviar uma mensagem universal: pela primeira vez, alguém terá a oportunidade de colocar seu nome no Camp Nou e as receitas serão para toda a humanidade, não apenas para o Barça. A iniciativa surgiu em uma situação de emergência. Achamos que temos que ter uma resposta muito rápida, colocando nossa joia da coroa a serviço da luta”, disse o vice-presidente do clube, Jordi Cardoner, em entrevista à Associated Press.

De acordo com o executivo, não há um valor mínimo para que a marca interessada acerte o patrocínio. Ele destacou que o Barcelona quer ouvir ofertas de empresas e fundações privadas, e irá considerar a possibilidade de negociar com grupo de patrocinadores interessados ​​em fornecer ainda mais fundos para ajudar a combater a pandemia.

“Estamos abertos a tudo. Queremos maximizar a participação econômica e garantir que os parceiros compartilhem nossos mesmos valores sociais”, completou Cardoner, revelando que esta ação foi inspirada na decisão do clube de colocar o UNICEF no espaço máster da camisa, que nunca havia sido preenchido até 2006.

Sobre como o dinheiro será utilizado, o patrocinador e a fundação do clube decidirão conjuntamente, com cada uma das partes propondo como distribuir metade da receita. O Barcelona disse que deseja investir parte do dinheiro na Espanha, especialmente na Catalunha, e em países onde o clube tem instituições de caridade.

Compartilhe