Futebol

CBF libera clubes e tenta acelerar retorno do futebol brasileiro

Data de 17 de maio sugerida pela entidade vai na contramão de ações da modalidade pelo mundo

CBF libera clubes e tenta acelerar retorno do futebol brasileiro

29 de abril de 2020

2 minutos de Leitura

Após uma reunião virtual na terça-feira (28) entre representantes das federações estaduais e da CBF ficou pré-definido a data de 17 de maio como provável retorno dos Estaduais. Além disso, os clubes estão liberados para retomarem os treinamentos a partir de sexta-feira (1). A decisão deu autonomia às federações para que elas estudem com seus governos locais as chances de retomar os treinos e os jogos, que deverão seguir um protocolo de testagem por mais segurança.

Presidente da CBF, Rogério Caboclo fez questão de deixar claro que o dia 17 é uma sugestão e não uma imposição. Em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, as medidas de distanciamento social são mais rígidas do que em outros estados.

A decisão da entidade brasileira vai na contramão do atual cenário do futebol europeu, continente este que a pandemia iniciou antes. Na França, a Ligue 1 decidiu cancelar a temporada 2019/2020 após o governo local proibir qualquer evento esportivo no país até o mês de setembro. Já na Holanda, a Federação Holandesa também cancelou a atual edição da Eredivisie. A atitude revoltou alguns clubes, mas no país a prática esportiva está proibida até o mês de setembro. Já a Bundesliga, que já havia marcado o dia 8 de maio como retorno, terá que adiar seus planos. Uma reunião que aconteceria entre dirigentes e representantes do governo, marcada para esta quinta-feira (30), foi postergada para o dia 6 de maio.

Por fim, há o desejo da Globo de diminuir o repasse aos clubes pelos próximos três meses, retornando com o investimento em julho.

Compartilhe