Futebol

Clubes se reúnem para debater protocolo de retorno do futebol

Comissão Nacional de Clubes e CBF estudarão medidas para retomar os treinamentos

Clubes se reúnem para debater protocolo de retorno do futebol

28 de abril de 2020

2 minutos de Leitura

Uma reunião programada para a tarde desta terça-feira (28) entre representantes da Comissão Nacional de Clubes (CNC) e da CBF debaterá quais os protocolos podem ser tomados pelos clubes para retomar os treinos.

Como as férias coletivas da maioria acabam na próxima quinta-feira (30), os clubes vão programar a retomada dos treinos. Ao mesmo tempo, o governo federal tem procurado as equipes para tentar planejar a retomada do futebol de maneira consciente. No estado do CE, por exemplo, Federação de Futebol (FCF), Ceará e Fortaleza já discutiram um protocolo médico para o retorno das atividades no mês de maio.

“A CBF deve estar lançando já na terça (28) ou quarta-feira (29) o protocolo médico nacional e, dentro desse protocolo nacional, a Federação Cearense vai preparar o protocolo estadual. Dentro dessa condição, já também os nossos campeonatos. Mas, por enquanto, nós vamos aguardar o lançamento do protocolo nacional para que possamos adaptar ao nosso futebol”, afirmou o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, em entrevista ao Globoesporte.com.

Já o presidente Jair Bolsonaro quer um parecer do Ministério da Saúde, agora comandado por Nelson Teich, para uma volta gradual da modalidade.

“Se depender do meu voto, eu aprovo. Logicamente, com parecer técnico do Ministério da Saúde. Que acho que será favorável. Começar a realizar os treinamentos. Começar, em um primeiro momento, com portões fechados”, disse o presidente.

Jair Bolsonaro ainda se mostrou preocupado com a situação financeira dos clubes.

“Flamengo e Palmeiras têm folha (de pagamento) próxima de R$ 15 milhões de reais. Times da segunda divisão, uma parte vai ser extinta. Me parece, conforme consta, que estão fazendo acerto para ganhar 60%, 50%, 40% do que ganha. Porque não tem receita, não tem imagem, não tem televisão. Bilheteria, não vai ter mesmo. É uma preocupação. O pior, não vai ser o vírus. Vai ser o pós-vírus, com destruição dos empregos”, completou Bolsonaro.

A princípio, os jogos devem retornar entre maio e junho, mas com portões fechados. A Bundesliga já largou na frente e promete retornar no dia 9 de maio, com os portões fechados. Já o governo francês declarou hoje que as duas primeiras divisões do país não devem iniciar antes de agosto.

Compartilhe