Indústria

F1 cancela GP da França e projeta começar na Áustria em 5 de julho

Atual temporada da categoria chega a três cancelamentos e sete adiamentos

F1 cancela GP da França e projeta começar na Áustria em 5 de julho

28 de abril de 2020

2 minutos de Leitura

Após Austrália e Mônaco, a Fórmula 1 anunciou o terceiro cancelamento para 2020: o Grande Prêmio da França, que seria disputado no dia 28 de junho. Agora, a atual temporada da principal categoria do automobilismo chega a três cancelamentos e sete adiamentos (Bahrein, China, Vietnã, Holanda, Espanha, Azerbaijão e Canadá).

“Dada a evolução da situação ligada à disseminação do vírus Covid-19, o GP da França acatará as decisões anunciadas pelo governo francês (proibição de grandes eventos até a metade de julho), o que torna impossível manter nosso evento. Os olhos do GP da França, em Le Castellet, já estão voltados para o verão de 2021, a fim de oferecer aos nossos espectadores um evento ainda mais inesquecível do que sempre foi”, disse Eric Boullier, diretor administrativo do Grande Prêmio da França.

“Estivemos em contato próximo com o promotor francês durante essa situação em evolução e, embora seja decepcionante para nossos fãs e para a comunidade da F1 que o Grande Prêmio da França não ocorra, apoiamos plenamente a decisão tomada pelas autoridades francesas no país e esperamos voltar a Paul Ricard em breve”, completou Chase Carey, presidente-executivo da F1.

O mandatário aproveitou para ratificar o início da temporada 2020 com a prova da Áustria, no dia 5 de julho. Carey projeta realizar entre 15 e 18 provas no ano e prometeu a publicação do calendário o quanto antes. A programação inicial contemplava 22 provas.

Uma das maneiras encontrada pela F1 de minimizar os custos com logística e proteger os pilotos com relação à saúde, é realizar duas provas na Áustria em semanas consecutivas, seguidas de mais duas etapas na Inglaterra (Silverstone), também em semanas consecutivas.

“A saúde e a segurança de todos os envolvidos continuarão sendo a primeira prioridade, e só avançaremos se tivermos certeza de que temos procedimentos confiáveis ​​para lidar com riscos e possíveis problemas”, finalizou Carey.

Por fim, a categoria não cogita a possibilidade de abrir os portões aos fãs nas primeiras provas, o que fará com que a temporada entre para a história como a primeira a ter arquibancadas vazias em mais de 70 anos.

Compartilhe