Futebol

Flamengo vê semelhança com Barcelona e inspira-se na relação do Real Madrid com fã

Em entrevista à Fla TV, Rodolfo Landim detalhou sua visita aos clubes espanhóis e o que pode ser absorvido em breve

Flamengo vê semelhança com Barcelona e inspira-se na relação do Real Madrid com fã

02 de abril de 2020

3 minutos de Leitura

Na última terça-feira, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, concedeu uma entrevista à Fla TV onde detalhou a visita que fez ao Real Madrid e Barcelona no início do mês de março, quando esteve na Espanha acompanhado por Mauricio Gomes de Mattos e Gustavo Oliveira, vice-presidente de consulados e embaixadas e vice de comunicação e marketing do clube, respectivamente.

No clube merengue, o mandatário comentou que buscou informações sobre o departamento de marketing e o relacionamento com os torcedores.

“Nosso maior foco no Real Madrid foi na forma como eles estavam estruturados na área de marketing e na relação deles com a torcida deles. Os programas que eles tem equivalente ao sócio torcedor, eles tem os sócios normais, tem os abonados, que tem direito a um espaço cativo dentro do estádio e eles tem, por exemplo, uma categoria que chama o madrilista, que não dá direito a compra de ingresso, isso é para quem mora distante, mas que tem vontade de certa forma ficar por dentro do que está acontecendo no clube”, disse Landim.

O presidente elogiou o que encontrou no Real Madrid e que deve implementar algo parecido “muito em breve”.

“A gente acredita que é algo que a gente deva conseguir implementar no Flamengo, e vou ser bem sincero, muito em breve. A gente viu a forma como eles trabalham, como divulgam a área de marketing, ideia de produtos. Vendo toda a parte de direito de transmissão, os caminhos que eles estão enxergando sobre isso. Tivemos uma conversa com o CEO do clube, que é um homem de marketing com a visão muito bacana”, afirmou.

Já no Barcelona, o presidente quis entender sobre o funcionamento da estrutura do futebol e do departamento de scout, ciente do símbolo de sucesso que representa La Masia.

“No Barcelona, o que a gente procurou foi mais focar no futebol propriamente dito, apesar da gente também conhecer a forma como eles se relacionam e fidelizam com a torcida, mas a gente procurou também verificar como é que eles fazem a estrutura do futebol. Eles tinham várias semelhanças conosco, um das coisas que a gente fala desde que estávamos em campanha, uma das coisas que a gente prometia, era fazer o Flamengo voltar a jogar daquela forma como a torcida queria, propondo jogo, reduzindo espaço, jogando para cima do adversário, e a gente vê que isso é um pouco a cultura e a fisolofia que o pessoal do Barcelona já vem pregando há muito tempo, um conceito muito legal que eles tem lá e a gente tem também e trocamos ideia é que o Barcelona não se preocupa tanto na base em ganhar títulos, a maior preocupação é ter a base como formação para que os atletas possam ser aproveitados depois no profissional, eles já treinam jogadores com a mesma filosofia dentro da base. Também vimos o departamento de scout deles”, finalizou.

Compartilhe