Podcasts

‘O racismo no futebol’, com Marcelo Carvalho (Observatório da Discriminação Racial no Futebol)

23 abr, 2020

“Sempre pensei em utilizar a força do futebol para falar com uma parcela maior da sociedade sobre a questão da racial”, conta Marcelo Carvalho, fundador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol e entrevistado do 42º episódio do MKTEsportivoCast.

Criado em 2014 para monitorar e divulgar os casos de racismo no futebol, assim como ações informativas e educativas que visem erradicar a intolerância, o Observatório tem feito um trabalho pioneiro no país ao buscar ações efetivas de combate ao preconceito junto aos clubes, mídia, patrocinadores e demais instituições esportivas.

No futebol, o protocolo adotado pela Fifa e pela CBF, em 2018, que prevê punições para clubes por ações discriminatórias de suas torcidas, não tem mostrado efeito prático no Brasil. Na contramão da passividade de quem comanda o futebol brasileiro, alguns clubes estão se destacando com iniciativas mais incisivas. O Bahia, na opinião de Marcelo, é o principal deles.

“O Bahia está acima da média. Nenhum outro clube do Brasil chega perto das ações que o clube vem desenvolvendo. O Bahia tem se manifestado em questões sociais de forma muito eficaz. Depois temos Vasco, Santos e Grêmio. Todos desenvolvem trabalhos importantes na luta contra o racismo”, elogiou.

Ouça também no Spotify | Itunes | Google Podcasts | Deezer