Futebol

Southampton é o primeiro da Premier League a anunciar redução salarial

Iniciativa tem sido rejeitada pela associação que representa os interesses dos jogadores na elite do futebol inglês

Southampton é o primeiro da Premier League a anunciar redução salarial

09 de abril de 2020

2 minutos de Leitura

Pioneiro na Premier League, o Southampton chegou a um acordo quanto à redução dos salários dos jogadores, comissão técnica e da direção por conta da crise do novo coronavírus. O clube, no entanto, não informou de quanto será este corte.

Além disso, o Southampton aproveitou a oportunidade para comunicar que não usará o Esquema de Retenção de Emprego, medida que permite recorrer ao governo para bancar parcela significativa do salário de parte dos funcionários. O clube afirma que estes profissionais receberão o pagamento de forma integral até 30 de junho.

“O conselho de administração, a comissão técnica e o elenco da equipe principal concordaram em reduzir parte de seus salários pelos meses de abril, maio e junho para ajudar a proteger o futuro do clube, os funcionários que trabalham para ele e a comunidade que servimos. Nestes tempos sem precedentes, estamos lidando com muitos desafios ao nosso modelo de negócios e às operações cotidianas”, destaca parte da nota divulgada pelos Saints.

A iniciativa do clube inglês deve forçar os demais a seguir o mesmo caminho. Recentemente, o Liverpool chegou a anunciar que usaria o recurso do governo, mas desistiu após a atitude causar repercussão negativa e ser muito criticado no país. Vale lembrar que quando a Premier League propôs a redução salarial, a Associação de Jogadores Profissionais da Inglaterra (PFA) rapidamente se colocou contra a medida.

Por outro lado, na Inglaterra, os jogadores ganharam o apoio do público ao anunciarem a criação de um fundo para ajudar o sistema público de saúde britânico. Os atletas anunciaram o projeto #PlayersTogether. Nele, jogadores que atuam na Premier League vão fazer doações que serão destinadas ao Serviço Nacional de Saúde para usar da forma como quiser no combate ao Covid-19.

Compartilhe